Quando você participa as melhores conquistas acontecem!

O Unileste se prepara para mais um ciclo da Avaliação de Desempenho Docente. Participe entre os dias 4 de junho e 3 de julho e colabore para a evolução da Instituição e a sua.

Quer saber como funciona a Avaliação e porquê ela é aplicada? A gente te explica!

A Autoavaliação e a Avaliação de Desempenho Docente visa auxiliar o Unileste na identificação dos aspectos institucionais que precisam ser melhorados e do que precisa ser preservado, desenvolvendo uma cultura de constante aprimoramento.

Esse processo é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e está relacionada:

• à melhoria da qualidade da educação superior;
  • à orientação da expansão de sua oferta;
  • ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social;
  • ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais da instituição de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito a diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

Como funciona o ciclo da Avaliação de Desempenho Docente do Unileste?

• Planejamento
  • Avaliação
  • Análise dos resultados
  • Articulação do Plano de Ação
  • Divulgação e envolvimento da comunidade acadêmica

O que será avaliado?

Aluno: Ao entrar no sistema de avaliação, o estudante encontrará dois tipos de questionários para serem respondidos: a Autoavaliação Discente e a Avaliação de Desempenho Docente, que contemplam questões relativas às dimensões do perfil discente, organização político-pedagógica, corpo docente e infraestrutura.

Nesse caso, o número de questionários disponíveis (da Avaliação de Desempenho Docente) para cada aluno será de acordo com a quantidade de disciplinas cursadas no semestre. Ou seja, uma avaliação docente para cada professor/disciplina.

Docente: Ao entrar no sistema de avaliação, o professor encontrará dois tipos de questionários para serem respondidos: a Autoavaliação Docente e a Avaliação de Turma, que contemplam questões relativas às dimensões do perfil docente, organização político-pedagógica, corpo discente e infraestrutura.

O número de questionários disponíveis (de Avaliação de Turma) para cada professor será de acordo com a quantidade de turmas em que leciona no semestre. Ou seja, uma avaliação para cada grupo.

A avaliação é sigilosa e individual. Os resultados, após análise da CPA, serão amplamente divulgados por meio de um Plano de Ação, respeitando o sigilo das avaliações individuais, à procura de contribuir para a melhoria da qualidade institucional!

Cronograma da Avaliação

04/06 a 03/07: Período da Autoavaliação e Avaliação de Desempenho Docente.
Julho: Análise dos resultados e criação do Plano de Ação.
Agosto: Divulgação dos resultados, respeitando o sigilo das avaliações individuais, e Plano de Ação para toda a comunidade acadêmica.