Quando você participa as melhores conquistas acontecem!

O Unileste se prepara para mais um ciclo de Avaliação Institucional. Participe entre os dias 3 de junho e 3 de julho e colabore para a evolução da Instituição e a sua.

Quer saber como funciona a Avaliação e porquê ela é aplicada? A gente te explica!

Neste ciclo, cada estudante realizará uma autoavaliação, avaliará o desempenho docente e o desempenho da comunicação interna e externa do Unileste. Essas atividades visam auxiliar o Centro Universitário na identificação dos aspectos institucionais que precisam ser melhorados e do que precisa ser preservado, desenvolvendo uma cultura de constante aprimoramento.

Esse processo é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), desenvolvido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Unileste, e está relacionado:

• à melhoria da qualidade da educação superior;
  • à orientação da expansão de sua oferta;
  • ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social;
  • ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais da instituição de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito a diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

O que é a CPA?

A Comissão Própria de Avaliação (CPA), instituída pelo SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, e é responsável pela implantação e pelo desenvolvimento de processos de avaliação institucional. Os instrumentos de avaliação (questionários) desenvolvidos pela CPA constituem importantes ferramentas para o planejamento educacional, sempre em busca da melhoria da qualidade da formação, da produção do conhecimento e da extensão. Além disso, esses instrumentos permitem que sejam identificadas áreas problemáticas ou carentes de adequado investimento institucional, apontando exatamente os setores que requerem melhorias.

Como funciona o ciclo da Avaliação Institucional do Unileste?

• Planejamento
  • Avaliação
  • Análise dos resultados
  • Articulação do Plano de Ação
  • Divulgação e envolvimento da comunidade acadêmica

O que será avaliado?

Aluno: ao entrar no sistema de avaliação, o estudante encontrará três tipos de questionários para serem respondidos: a Autoavaliação Discente, a Avaliação de Desempenho Docente, e a Avaliação da Comunicação do Unileste que contemplam questões relativas às dimensões do perfil discente, organização político-pedagógica, corpo docente, infraestrutura e qualidade e eficácia dos canais de comunicação utilizados.

Importante: na Avaliação de Desempenho Docente, o número de questionário disponível para cada estudante será de acordo com a quantidade de disciplinas cursadas no semestre. Ou seja, uma avaliação docente para cada professor/disciplina.

Docente: ao entrar no sistema de avaliação, o professor encontrará três tipos de questionários para serem respondidos: a Autoavaliação Docente, a Avaliação de Turma e a Avaliação da Comunicação do Unileste que contemplam questões relativas às dimensões do perfil docente, organização político-pedagógica, corpo discente, infraestrutura e qualidade e eficácia dos canais de comunicação utilizados.

Importante: na Avaliação de Turma, o número de questionário disponível para cada professor será de acordo com a quantidade de turmas em que leciona no semestre. Ou seja, uma avaliação para cada grupo.

A avaliação é sigilosa e individual. Os resultados, após análise da Comissão Própria de Avaliação (CPA), serão amplamente divulgados por meio de um Plano de Ação, respeitando o sigilo das avaliações individuais, à procura de contribuir para a melhoria da qualidade institucional!

Cronograma da Avaliação

03/06 a 03/07: Período da Autoavaliação Institucional
Julho/Agosto: Análise dos resultados e criação do Plano de Ação feitos pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Unileste.
Agosto: Divulgação dos resultados, respeitando o sigilo das avaliações individuais, e Plano de Ação para toda a comunidade acadêmica.