Quando você participa as melhores conquistas acontecem!

O Unileste se prepara para mais um ciclo de Avaliação Institucional. Participe até 18 de dezembro e colabore para a evolução da Instituição e a sua.

Quer saber como funciona a Avaliação e porquê ela é aplicada? A gente te explica!

Neste ciclo, cada estudante avaliará o desempenho docente, o desempenho da coordenação e a qualidade da infraestrutura do Unileste. Essas atividades visam auxiliar o Centro Universitário na identificação dos aspectos institucionais que precisam ser melhorados e do que precisa ser preservado, desenvolvendo uma cultura de constante aprimoramento.

Esse processo é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), desenvolvido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Unileste, e está relacionado:

• à melhoria da qualidade da educação superior;
  • à orientação da expansão de sua oferta;
  • ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social;
  • ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais da instituição de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito a diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

O que é a CPA?

A Comissão Própria de Avaliação (CPA), instituída pelo SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, e é responsável pela implantação e pelo desenvolvimento de processos de avaliação institucional. Os instrumentos de avaliação (questionários) desenvolvidos pela CPA constituem importantes ferramentas para o planejamento educacional, sempre em busca da melhoria da qualidade da formação, da produção do conhecimento e da extensão. Além disso, esses instrumentos permitem que sejam identificadas áreas problemáticas ou carentes de adequado investimento institucional, apontando exatamente os setores que requerem melhorias.

Como funciona o ciclo da Avaliação Institucional do Unileste?

• Planejamento
  • Avaliação
  • Análise dos resultados
  • Articulação do Plano de Ação
  • Divulgação e envolvimento da comunidade acadêmica

O que será avaliado?

Aluno: ao entrar no sistema de avaliação, o estudante encontrará três tipos de questionários para serem respondidos: a Avaliação de Desempenho Docente, a Avaliação da Coordenação do Curso e a Avaliação da Infraestrutura do Unileste que contemplam questões relativas à organização político-pedagógica, corpo docente e infraestrutura do Centro Universitário.

Importante: na Avaliação de Desempenho Docente, o número de questionário disponível para cada estudante será de acordo com a quantidade de disciplinas cursadas no semestre. Ou seja, uma avaliação docente para cada professor/disciplina.

A avaliação é sigilosa e individual. Os resultados, após análise da Comissão Própria de Avaliação (CPA), serão amplamente divulgados por meio de um Plano de Ação, respeitando o sigilo das avaliações individuais, à procura de contribuir para a melhoria da qualidade institucional!

Cronograma da Avaliação

04 a 18/12: Período da Avaliação Institucional
Dezembro/Janeiro: Análise dos resultados e criação do Plano de Ação feitos pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Unileste.
Fevereiro: Divulgação dos resultados, respeitando o sigilo das avaliações individuais, e Plano de Ação para toda a comunidade acadêmica.

Perceba as melhorias

Desde a primeira Avaliação Institucional, o Unileste tem realizado melhorias com a colaboração de toda comunidade acadêmica. Veja algumas:

• Início do processo de substituição dos thin clientes (computadores) disponíveis nas salas de aula, bibliotecas e laboratórios dos campi.
  • Centralização de informações nas centrais de atendimento e solicitação de documentos via online e aplicativo EduCONNECT.
  • Mais de 129 horas de capacitação docente em 2018.
  • Adequação de mobiliários, que estão sendo realizados de forma gradativa, em todas as salas de aula.
  • Instalação de outras lanchonetes para diversificar produtos e dar mais opções de alimentação para o público do Unileste.
  • Obras com foco na acessibilidade e melhorias de acesso, pavimentação e iluminação nos campi.
  • Construção do Auditório Dom Lelis Lara, no campus Ipatinga.
  • Espaços para orientação aos estudantes nos Centros de Convivência.
  • Aumento do prazo de empréstimo nas bibliotecas para 15 dias e alteração no número máximo de títulos para empréstimo.
  • Criação de salas para professores de tempo integral.
  • Criação de Portaria (RT 0017/2018) que estabelece normas e prazos para realização e publicação dos resultados de aprendizagem.