Projetos de Extensão 2018
Atenção a Criança e Adolescentes
Início > Extensão > Projetos > Eixos Temáticos 2018 > Atenção a Criança e Adolescentes
Projetos em 2018:
A escola como espaço de educação em saúde

Professor Coordenador: THAMARA DE SOUZA CAMPOS ASSIS
Curso: Enfermagem

Resumo
A escola é um espaço importante para o aprendizado em saúde. Por meio da articulação saúde e educação, é possível mudar realidades e transmitir conhecimento a fim de diminuir os riscos a saúde da população. Este projeto tem como objetivo promover a saúde em escolas públicas cadastradas no Programa Saúde na Escola, utilizando a escola como um espaço de educação em saúde. Serão realizados encontros e oficinas relacionados às condições de vida e saúde.

Academia de Ginástica e Trampolins do UnilesteMG

Professor Coordenador: FLAVIA COSTA PINTO E SANTOS
Curso: Educação Física

Resumo
A Academia de Ginástica e Trampolins do Unileste-MG é um projeto de extensão que privilegia conjuntamente o estágio supervisionado do Curso de Educação Física, atendendo a crianças e jovens de 6 a 12 anos, que poderão continuar na prática das atividade ginásticas sem limite de idade, enquanto puder se dedicar aos treinamentos. Estes são oferecidos pelos estudantes do curso de Educação Física sob orientação docente, envolvendo atividades educativas e socializadoras através das técnicas da ginástica artística, de trampolim, ginástica para todos e atividades circenses.

Brinquedoteca

Professor Coordenador: STELA MARIS BRETAS SOUZA
Curso: Pedagogia

Resumo
Este projeto busca constituir-se num espaço permanente de estudos e práticas investigativas e desenvolvimento de projetos com caráter integrador/interdisciplinar. Promove a formação continuada de professores e alunos extensionistas, proporcionando práticas educativas e psicopedagógicas para que as crianças possam se desenvolver em diversos aspectos, ou seja, cognitivamente, socialmente e afetivamente. As atividades, agendadas previamente, são desenvolvidas por meio de oficinas, jogos, brincadeiras e minicursos. Esse projeto tem apoiado diversos eventos dos quais a instituição participa, dentre eles o Empreender Social e o Dia do Voluntariado e, ainda, campanhas municipais como, por exemplo, o dia do idoso. Esse projeto, em seu formato, busca ações interdisciplinares com outros projetos de extensão da instituição, dentre eles, Educar para Incluir, Cidadania em Ação e Ginástica Olímpica bem como com outras instituições. Este projeto tem ainda tornado referência de apoio a diversos órgãos da comunidade, quer seja em consultoria na estruturação de brinquedotecas, quer no desenvolvimento de cursos sobre o brincar.

Cidadania em ação: protagonismo estudantil nas escolas

Professor Coordenador: MARLENE DE ARAUJO
Curso: Pedagogia

Resumo
O Projeto constitui-se na realização de atividades como oficinas pedagógicas, cinema comentado e jogos pedagógicos em escolas públicas de Educação Básica. Toma como referência seis temas geradores: Cultura e Identidade Nacional; Cidadania, Dignidade e Direitos Humanos; Cultura de paz; Desafios da Atualidade; Sustentabilidade que são atravessados pelos temas transversais (pluralidade cultural, ética, orientação sexual, meio ambiente, história local). Tais temas dizem respeito às questões do cotidiano vividas pelos participantes.

Física Divertida

Professor Coordenador: MARCO ANTONIO BRASIL
Curso: Engenharia Civil

Resumo
O projeto é uma iniciativa de professores do curso da Escola Politécnica que visa à interlocução com o ensino fundamental e médio, atuando em dois segmentos articulados: na formação continuada de professores de Ciências e tecnologias e na preparação de alunos do ensino básico para o desenvolvimento de habilidades cognitivas relacionadas à área de conhecimento da Física e Matemática e suas aplicações cotidianas, com vistas a um maior interesse em tecnologia, física e inserção na educação superior. O projeto pretende, ainda, motivar os alunos para dar continuidade aos estudos, na educação superior, uma vez que, no Vale do Aço, a partir da análise de dados do Censo Educacional, 55% dos alunos concluintes do ensino médio, não se inserem, imediatamente, na educação superior.

Luz, câmera, escola, ação!

Professor Coordenador: ALEXANDRE GUERRA FABRI
Curso: Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

Resumo
Serão escolhidas quatro escolas de ensino médio que queiram receber o projeto e que tenham uma turma de 3º ano (formandos) igual ou superior a 40 alunos. Essas turmas receberão visitas de alunos e professores dos cursos de Comunicação e Psicologia que irão debater assuntos sociais, tais como o uso de entorpecentes, a gravidez indesejada ou a ação de bullying. Um desses temas será determinado pelo projeto e será usado para todas as escolas ao longo do ano. Os alunos dessas escolas serão capacitados a produzir um filme de curta metragem, com, no máximo três minutos de duração, discutindo o tema proposto. Esses alunos também receberão noções técnicas, tais como instrumentalização de construção de roteiro, direção de cena e produção dos vídeos, via disciplina do curso de Comunicação.

MATEMÁTICA EM AÇÃO ARTICULADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Professor Coordenador: MARCO ANTONIO BRASIL
Curso: Engenharia Mecânica

Resumo
O Projeto é uma iniciativa dos professores do Núcleo de Matemática da Escola Politécnica e do curso de Pedagogia do Unileste que visa a interlocução com a Educação Básica na preparação de alunos do Ensino Fundamental para o desenvolvimento de atividades cognitivas relacionadas às áreas de conhecimento da Matemática e suas tecnologias com uso de objetos de aprendizagem e linguagens de programação.

Mídias e Rede de Conhecimentos na Educação

Professor Coordenador: MARIA APARECIDA DE FARIA GOMES
Curso: Pedagogia

Resumo
O projeto de extensão “Mídias e Rede de Conhecimentos na Educação” apresenta-se como proposta de efetiva articulação com o ensino, uma vez que potencializará o uso de metodologias ativas, a partir de recursos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, para produção do material didático de (i) materialidade virtual. O referido projeto integra princípios e estratégias que permitem articulação entre as disciplinas: Alfabetização e Letramento II; Metodologia do Ensino – Ciências; Metodologia do Ensino – Geografia; Mídia, Educação e Redes de Conhecimento; Projeto Integrador ao longo do primeiro semestre/2018, bem como com as disciplinas Metodologia de Ensino – História; Metodologia de Ensino - Arte e Educação; História e Cultura Afro-brasileira e Indígena e Projeto Integrador ao longo do segundo semestre de 2018. Estima-se, também, articular atividades do projeto com pesquisa como já vem acontecendo em anos anteriores com o Projeto Informática na Educação.

Psicologia e Educação: intervenção e pesquisa

Professor Coordenador: REGINA LUCIA DE SOUZA
Curso: Psicologia

Resumo
Estudiosos da área educacional apontam o crescente número de crianças que estão apresentando dificuldade no seu processo de ensino-aprendizagem. Pautando-se na Psicologia Escolar Crítica, que preconiza uma atuação preventiva e institucional, o presente projeto tem o objetivo de realizar intervenções em escolas públicas, de tempo integral, com crianças do ensino fundamental que apresentam dificuldades de aprendizagem. Pretende-se potencializar a aprendizagem desses alunos, a partir da concepção de que a educação transforma, mas para isso o sujeito aprendiz precisa superar suas dificuldades de aprendizagem.

Violência nas Escolas: do risco à proteção

Professor Coordenador: STELA MARIS BRETAS SOUZA
Curso: Psicologia

Resumo
O presente projeto de extensão tem como objetivo promover o desenvolvimento social e emocional de estudantes de escolas públicas e/ou privadas, por meio do enfrentamento das diferentes formas de violência nas escolas. Para tal, buscar-se-á identificar a presença de indicadores de risco para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, investigar a consciência que eles têm sobre suas condições de vida, olhando para suas necessidades e expectativas, para então, desenvolver ações educativas e programas protetivos com a participação da comunidade de pais e educadores. A proposta deste Projeto integra-se ao ensino e pesquisa, à medida que propicia aos estudantes desenvolver os projetos integradores do curso de Psicologia nas escolas, as quais realizarão as práticas. Dessa forma, há um exercício de teoria e prática, o que retroalimenta e amplia a formação acadêmica.




© 2018 UNILESTE - Todos os direitos reservados

Campus Coronel Fabriciano: Av. Tancredo Neves, 3500, B. Universitário, 35170-056 - (31) 3846-5500
Campus Ipatinga: Rua Bárbara Heliodora, 725, Bom Retiro, 35160-215 - (31) 3846-5500