Projetos de Extensão - Psicologia

Início > Graduação > Psicologia > Projetos de Extensão - Psicologia
Saúde mental e qualidade de vida no trabalho
Edital: 012/2019
Docente: SHYRLLEEN CHRISTIENY ASSUNCAO ALVES
Curso: Psicologia
Data de início: 03/02/2020
Data de término: 16/12/2020
Local: Unimed Vale do Aço e Hotel Metropolitano

resumo:
Esta proposta de intervenção em saúde mental e qualidade de vida no trabalho tem como objetivo propor intervenções psicossociais através dos grupos operativos e plantão psicológico no intuito de promover a saúde mental e qualidade de vida de funcionários da Unimed Vale do Aço. Este projeto busca propiciar reflexão das questões psicossociais relacionadas ao trabalho, seja para conciliar a vida profissional com a vida pessoal e familiar, seja para reinserir profissionalmente os trabalhadores. Ao considerar as formas contemporâneas de manifestação do sofrimento psíquico e isolamento social decorrente dos vínculos construídos entre os trabalhadores e as organizações. As intervenções presentes neste projeto objetivam propiciar qualidade de vida no trabalho para o bem-estar e satisfação profissional das pessoas
Grupos reflexivos para autores de violência contra mulheres
Edital: 012/2019
Docente: ANTONIO HONORIO FERREIRA
Curso: Psicologia
Data de início: 03/02/2020
Data de término: 16/12/2020
Local: Centro de Atendimento Psicológico (CAP)

resumo:
O objetivo geral desse projeto é proporcionar a implementação de grupo socioeducativo para atendimento de homens que figuram como agressores nos processos de violência doméstica, que tramitam na Vara Criminal e da Infância e Juventude das Comarcas de Coronel Fabriciano, Ipatinga e de Timóteo. O atendimento a homens autores de violência contra mulheres está previsto na Lei Maria da Penha, que prevê a criação de centros de educação e de reabilitação para os agressores. O projeto caracteriza-se como uma intervenção psicossocial e jurídica, de caráter interdisciplinar, tendo como referência metodológica as Oficinas de Dinâmica de Grupo, numa perspectiva socioeducativa, reflexiva e orientacional. Espera-se que ao final dos encontros, seus participantes tenham mais controle da impulsividade e da agressividade; tenham uma compreensão adequada da relação entre os gêneros, superando atitudes preconceituosas e machistas; possam se responsabilizar por seus sentimentos, atitudes e ações, e a partir daí, possam constituir futuros relacionamentos ausentes de qualquer tipo de agressão, de modo a contribuir para a diminuição da violência contra as mulheres, reduzindo-se, também, os casos de reincidência.
Oficinas emancipatórias no fortalecimento de vínculos familiares na Assistência Social
Edital: 012/2019
Docente: ANTONIO HONORIO FERREIRA
Curso: Psicologia
Data de início: 03/02/2020
Data de término: 16/12/2020
Local: CRAS (Coronel Fabriciano)

resumo:
Este projeto tem como objetivo geral para os discentes inseri-los no contexto das políticas sociais, incentivando-os ao comprometimento com o bem-estar social e transformação da realidade, e para a comunidade, incrementar ações de proteção social que visam à garantia da vida, à redução de danos e à prevenção de incidência de riscos, favorecendo o empoderamento, a emancipação e o fortalecimento das famílias. Trata-se de um projeto de intervenção psicossocial, que terá como método de trabalho o atendimento das famílias em encontros semanais, nos quais se utilizarão técnicas de dinâmica de grupo, além de visitas domiciliares e investigações científicas. Espera-se que, ao final dos encontros, a cada semestre, as famílias envolvidas tenham alcançado uma transformação da percepção do mundo em que vivem, bem como obtenham a consciência dos recursos intrínsecos que possuem e que podem utilizar e das novas redes de relações que podem estabelecer para alcançar um lugar de sujeitos de sua própria história.
Psicologia e Educação: intervenção e pesquisa
Edital: 012/2019
Docente: REGINA LUCIA DE SOUZA
Curso: Psicologia
Data de início: 03/02/2020
Data de término: 16/12/2020
Local: Timóteo

resumo:
O presente Projeto de Extensão: “Psicologia e Educação – intervenção e pesquisa” pretende realizar uma interface com contextos de educação infantil em articulação com o Projeto Formação Continuada para Professoras/es da Educação infantil. Esta ação extensionista será realizada instituições de educação infantil públicas e/ou conveniadas, situadas nas cidades próximas ao Unileste. Visa oferecer formação continuada em desenvolvimento infantil a profissionais que atuam em creches e pré-escolas por meio realização de oficinas, minicursos e seminários temáticos para professoras/es da educação infantil. Articula-se também com o Estágio Específico em Psicologia Escolar Institucional e com o Projeto Integrador e Curricularização da Extensão do 1º período de Psicologia que tem como temática “Processos Psicológicos e Aprendizagem na Infância”.
Saúde Mental de Estudantes: da prevenção à promoção
Edital: 012/2019
Docente: STELA MARIS BRETAS SOUZA
Curso: Psicologia
Data de início: 03/02/2020
Data de término: 16/12/2020
Local: Unileste - campus de Cel. Fabriciano e Ipatinga e ainda, escolas da região.

resumo:
Este projeto pretende fomentar a prevenção e promoção de saúde mental entre estudantes do Vale do Aço, através de ações em 4 níveis: palestras e/ou vídeos educativos; oficinas de desenvolvimento de habilidades de enfrentamento; plantão psicológico e encaminhamento para a rede de apoio, nos casos de adoecimento, especialmente para o CAP. Pretende-se envolver alunos do curso de Psicologia com parceria de 2 docentes. Para os discentes envolvidos será uma oportunidade de relacionar teoria e prática, bem como pesquisar fenômenos psicológicos. O Projeto Integrador do 5º período de psicologia será envolvido. Almeja-se que estas intervenções possam funcionar como fator de proteção aos estudantes, prevenindo possíveis adoecimentos mentais e minimizando o sofrimento mental, além de servir como modelo para outras instituições escolares, através de publicações e apresentações em congressos.
Vamos fazer um corre? As escolhas do ser adolescentes e as possibilidades e saídas da criminalidade.
Edital: 012/2019
Docente: SHYRLLEEN CHRISTIENY ASSUNCAO ALVES
Curso: Psicologia
Data de início: 03/02/2020
Data de término: 16/12/2020
Local: Centro Socioeducativo de Ipatinga

resumo:
A adolescência caracteriza-se como um período de transformações e emoções intensas, destacando-se o processo de crise de identidade na qual realizam questionamentos relativos aos valores existentes, às escolhas que devem fazer a fim de alcançar seu lugar na sociedade. Adolescente autor de ato infracional, refere-se aqueles que cometeram atos infracionais e estão aguardando a sentença judicial ou já tiveram a determinação prescrita. O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069, de 1990) define como ato infracional a contravenção penal praticada por um adolescente, ou seja, pessoa entre 12 e 18 anos. As ações estratégicas propostas deste projeto objetivam promover a realização de práticas voltadas à mobilização do protagonismo destes adolescentes por meio de intervenções em grupos através das oficinas de dinâmica de grupo, que oferecem um espaço de reflexão em relação a sua própria história a fim de assumir a responsabilidade dos seus atos (Baleeiro, 1999), assim como possibilitar transformações pessoais e sociais na formação pessoal e da cidadania entre os adolescentes. Busca-se contribuir na formação humana de cada um, pois a troca de ideias possibilita a reflexão individual e coletiva, internalização de valores e opiniões abordados no grupo. A Psicologia ao abrir esse espaço propiciará um ambiente de acolhimento e confiança entre os adolescentes para serem compreendidos e se compreenderem no modo de ser diante à sociedade e suas possibilidades e saídas da criminalidade.

 

 

© 2020 UNILESTE - Todos os direitos reservados

Campus Coronel Fabriciano: Av. Tancredo Neves, 3500, B. Universitário, 35170-056 - (31) 3846-5500
Campus Ipatinga: Rua Bárbara Heliodora, 725, Bom Retiro, 35160-215 - (31) 3846-5500