Educação

Início > Instituição > Educação

Cidadania em ação: protagonismo estudantil nas escolas

O Projeto de Extensão do curso de Pedagogia constitui-se na realização de atividades, como oficinas pedagógicas, cinema comentado e jogos pedagógicos em escolas públicas de Educação Básica. As atividades têm como referência seis temas geradores: Cultura e Identidade Nacional; Cidadania, Dignidade e Direitos Humanos; Cultura de paz; Desafios da Atualidade e Sustentabilidade.

Física Divertida

O projeto de extensão Física Divertida, desenvolvidos pelos cursos das engenharias Civil, de Produção, Elétrica, Mecânica e Química, visa à interlocução com o ensino fundamental e médio, atuando na formação continuada de professores de Ciências e tecnologias e na preparação de alunos do ensino básico para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à Física e Matemática e suas aplicações cotidianas, com vistas a um maior interesse em tecnologia, física e inserção na educação superior.

Infosol

O Projeto de Extensão Infosol, desenvolvido pelo curso de Sistemas de Informação do Unileste, tem como objetivo promover a inclusão digital de comunidades carentes, por meio da utilização do computador como recurso didático para as práticas pedagógicas. As atividades desenvolvidas são divertidas, atraentes e desafiadoras ao propor aos participantes a criação de jogos digitais.

Magia da Química

O Projeto de Extensão Magia da Química realiza experimentos químicos em laboratórios universitários com a participação de estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas da Região. Desenvolvido há oito anos, o projeto é uma iniciativa do curso de Engenharia Química da Instituição. Os alunos extensionisas produzem roteiros de experimentos utilizando substâncias do dia a dia, que são trabalhadas na execução das atividades. A realização dos experimentos tem parceria direta com os professores de ciências e química de cada instituição de ensino visitante, buscando uma relação com o conteúdo teórico ministrado em sala de aula.

Monitoria

A monitoria, praticada por alunos regulamente matriculados na Instituição, é uma atividade acadêmica de cunho pedagógico, em que um aluno auxilia o outro, sob a orientação de um professor. As atividades visam intensificar a cooperação entre os professores e os alunos nas atividades ligadas diretamente ao ensino, podendo estabelecer interfaces com a pesquisa e a extensão. Semestralmente, o Unileste divulga edital para seleção e monitores e divulgação dos horários e locais de atendimento de cada disciplina dos cursos de graduação.

© 2018 UNILESTE - Todos os direitos reservados

Campus Coronel Fabriciano: Av. Tancredo Neves, 3500, B. Universitário, 35170-056 - (31) 3846-5500
Campus Ipatinga: Rua Bárbara Heliodora, 725, Bom Retiro, 35160-215 - (31) 3846-5500