ISSN 1984-0012

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NORMAS DE SUBMISSÃO

Rubricas de Publicação
Cada trabalho enviado deverá se inscrever em uma das rubricas abaixo:

Artigos: compreendendo investigações com base em dados empíricos, ou análises teóricas, ou revisão crítica da literatura, em torno de 15 a 20 laudas, fora as referências.

Ensaios - análises de temas e questões fundamentadas teoricamente, levando ao questionamento de modos de pensar e atuar existentes e a novas elaborações (de 15 a 20 laudas em espaço 1,5)

Resenhas: revisão crítica de obra recém publicada orientando o leitor quanto a suas características e usos potenciais, limitadas a 6 laudas.

Comunicação de dissertações/teses: recém-defendidas, limitadas a 7 laudas.

Comunicação de pesquisas: finalizadas ou em andamento, limitadas a 8 laudas.

Seção Temática: proposta pelo Conselho Editorial sobre tema relevante para a Psicologia, contendo no mínimo 5 artigos, além de, opcionalmente, relatos de experiência e resenhas, em torno do tema proposto.

Relatos de experiência acadêmica ou profissional - relatos de experiência acadêmica, como estágio ou extensão e profissional de interesse para as diferentes práticas psicológicas (de 15 a 20 laudas em espaço 1,5)

ORIENTAÇÕES EDITORIAIS

Os trabalhos devem ser inéditos e serão submetidos ao Conselho Consultivo Editorial da Revista. As idéias contidas neles são de absoluta responsabilidade dos autores.

Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista, não lhes cabendo nenhuma remuneração a título de direito autoral, ficando sua reprodução total ou parcial sujeita a autorização da Editoria Geral. O(s) autor(es) deve entregar uma declaração, em via impressa e por ele assinada, de que concorda com as condições expressas na presente norma, em especial o que dispõe sobre a cessão de direitos autorais e autoriza a publicação de seu trabalho. Esta deve ser entregue no NAPP no Unileste em Coronel Fabriciano

A publicação de um trabalho implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Revista Kaleidoscópio. As idéias e opiniões expressas nos artigos são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Conselho Editorial.

1. Apresentação Gráfica dos Trabalhos

Os artigos deverão ter, aproximadamente, 15 a 20 laudas, exceto aqueles especificados como resenhas e comunicações. Deve ser apresentado o comprovante de envio por meio virtual para o endereço kaleidoscopio@unileste.edu.br. O material deve conter as seguintes informações.

Nome do autor,
cargo, titulação máxima
nome da instituição em que atua.

1.1. A página deve assumir o padrão A4 de impressão.

Margens de 3 cm superior esquerda e 2 cm inferior direita. O padrão da entrelinha a ser adotado é 1,5. Nas citações diretas separadas do texto, notas de rodapé, referências e legendas, o espaço deve ser simples.

Tipo de letra Arial, corpo 12. Na titulação das seções 14 e nas citações diretas, notas de rodapé e legendas, Arial 10.

O texto deve seguir o padrão ABNT, ou seja, os parágrafos devem apresentar recuo, por meio da tecla TAB, sem espaço entrelinhas entre um parágrafo e outro.

1.2. Tabelas ilustrações (pxb) e anexos devem vir já prontos, de acordo com as normas da ABNT.

1.3. A numeração das páginas é feita em algarismos arábicos localizados no lado direito da extremidade inferior da página.

2. O texto deve ser apresentado na seguinte seqüência:

Título do trabalho,
nome(s) do(s) autor(es),
resumo,
abstract,
texto,
notas e
referências.

Título: centralizado, em maiúsculas, sem negrito ou grifo, na segunda linha da primeira página (nas páginas seguintes digitar desde a primeira linha),

Nome do autor: duas linhas abaixo do título, sem adentramento, seguido do nome completo da instituição de filiação. Letras maiúsculas apenas para as iniciais. Deve vir alinhado à esquerda.

Resumo: em português e três palavras-chave; resumo em inglês (abstract) e três keywords. (No caso de artigo em outra língua o autor deve providenciar o resumo em português). As palavras RESUMO e ABSTRACT devem vir em maiúsculas, três linhas abaixo do nome do autor, sem adentramento. Na linha seguinte iniciar o texto do resumo ou do abstract de, no máximo, 150 palavras. O padrão da entrelinha deve ser 1,5. As palavras-chave devem aparecer abaixo do texto do resumo, antecedidas da expressão ”Palavras-chave”, separadas e finalizadas por ponto.

Subtítulos: sem adentramento, numerados em arábico  (Introdução e Conclusão sem número); apenas a primeira letra de cada subtítulo deve ser maiúscula, fonte Arial 14. Devem ser separados do texto da seção anterior por dois espaços.

Observação: para garantir a avaliação cega entre pares, os autores devem evitar colocar referências autorais no texto. As páginas iniciais, constando Título, Nome do autor, Resumo e Subtítulos devem estar devidamente sepraradas do texto e referências.

3. Sobre citações e referências:

3.1. As citações bibliográficas deverão obedecer aos seguintes critérios:
Citações textuais de até três linhas devem vir incorporadas ao parágrafo, transcritas entre aspas, seguidas do sobrenome do autor da citação, ano da publicação e número da página, entre parênteses.

Exemplo:
[...]“podem ser reconstruídas com a ajuda de métodos empíricos, observacionais e documentários” (JOHN B.THOMPSON, 1995, p. 34).

3.2. Citações textuais com mais de três linhas devem aparecer em parágrafo isolado, utilizando-se recuo de 4cm, em corpo 10, sem aspas.

Exemplo:
[...] para o estudo dos relatos sobre experiências eventuais étnico-raciais, que será desenvolvido na Parte III. A técnica de análise de conteúdo
se propõe a descrever aspectos de uma mensagem, objetiva e sistematicamente, e algumas vezes, se possível, quantificável, a fim de interpretá-la, de acordo com os pressupostos da investigação. O processo de análise de conteúdo, nesta perspectiva, nada mais é que uma tentativa de categorizar partes de um discurso, tentando, assim, desvendar significados pouco claros ou trazer, para o primeiro plano, aspectos comuns subjacentes e sossobrados na diversidade estilística (ROSEMBERG, 1981, p. 70).

3.3. Caso não haja citação, mas apenas referência ao autor, seu sobrenome deve ser indicado e, entre parênteses, o ano da publicação.

Exemplo:

Para John B. Thompsom (1995), esta fase tem por objetivo descrever as formas simbólicas quanto à sua organização interna, focalizando suas características narrativas e estruturais, seus padrões e valores.


3.4. Notas de rodapé, de caráter explicativo, deverão ser evitadas e utilizadas apenas quando estritamente necessárias para a compreensão do texto. Deve-se usar numeração consecutiva dentro do texto.


3.5. As referências devem vir em espaço simples, com espaço simples de intervalo entre uma e outra, alinhada à esquerda, observando a marcação de negrito específica conforme ditam as normas da ABNT.

Para livros: autor; título da obra em NEGRITO; número da edição, se não for a primeira; local de publicação;  nome da editora; ano da publicação.

Ex: JAMESON, Fredric. O marxismo tardio. São Paulo: UNESP/ Editora Boitempo, 1997.

Para artigos: autor; título do artigo, título do periódico em NEGRITO; número do volume, páginas inicial e final, ano da publicação.

Ex: SILVÉRIO, Valter Roberto. Ação afirmativa e o combate ao racismo institucional no Brasil. Cadernos de Pesquisa, n. 117, p. 219-246, novembro 2002a.

Ex: ROSEMBERG, Fúlvia, BAZILLI, Chirley e SILVA, Paulo V. B. da. Racismo em livros didáticos brasileiros e seu combate: uma revisão da literatura. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 1, p. 125-146, jan/jun., 2003.

Normas de Publicação:

1. As normas de publicação são de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT mais recentes, que devem ser consultadas caso não seja encontrado no presente modelo o exemplo necessário. Essas normas podem ser encontradas como parte do documento intitulado "MANUAL DE NORMALIZAÇÃO PARA TRABALHOS ACADÊMICOS", disponível na Internet, no endereço: https://www.unileste.edu.br/arq/doc/biblioteca/manual-de-normalizacao-para-trabalhos-academicos-2015.pdf

2. Orientações gerais para a elaboração do texto:

O texto deve começar com o título centrado no topo, com a primeira página não numerada. Cada página subseqüente deve ser numerada. Não inicie uma nova página a cada subtítulo. Separe-os usando uma linha em branco. O texto deve seguir o padrão ABNT, ou seja, os parágrafos devem apresentar recuo, por meio da tecla TAB, sem espaço entrelinhas entre um parágrafo e outro.

Quando o artigo for um relato de pesquisa, o texto deverá apresentar a seguinte estrutura: Resumos, Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão, Considerações Finais e Referências. Se necessário, outros subtítulos podem ser acrescentados. Em alguns pode ser conveniente apresentar resultados e discussão juntos, embora essa estratégia não seja recomendável como regra geral.

Utilize o mínimo de notas. Quando realmente indispensáveis, devem ser indicadas por algarismos arábicos no texto e listadas no pé da página.

Observe as normas de citação, dando crédito aos autores e as datas de publicação dos estudos referidos. A citação literal de um texto vem entre aspas duplas e exige a referência ao número da página do trabalho de onde foi copiada. Todos os nomes de autores cujos trabalhos forem citados devem ser seguidos da data de publicação.

Todas as citações secundárias (autores citados por outros autores) devem informar as referências originais. Evite utilizar citações secundárias, especialmente quando o original pode ser recuperado com facilidade.

3. As notas de rodapé deverão seguir o padrão do Word e conter elementos essenciais de informação que não cabem no interior do texto;

4. As referências deverão ser listadas ao final do trabalho, antes das notas. Devem constar somente as referências citadas no texto, em ordem alfabética pelo sobrenome do autor, obedecendo a data de publicação, isto é, do trabalho mais antigo para o mais recente. Não devem ser abreviados títulos de periódicos, livros, editoras etc. e deverão seguir, rigorosamente, as normas de referências da ABNT. Sugere-se não numerar essa seção e centralizar seu título.

Dinâmica de Publicação:

Os textos recebidos são encaminhados a pareceristas e serão devolvidos ao(s) autor(es) caso as avaliações indiquem a necessidade de correções e mudanças.

O Conselho Editorial se reserva o direito de efetuar pequenas alterações ou cortes no trabalho com o objetivo de uniformizá-lo ao estilo da revista. Nenhuma dessas alterações resultará em modificações de conteúdo. Os originais que não estiverem dentro das normas estabelecidas serão devolvidos sem serem analisados.

Os textos deverão ser precedidos de uma folha de rosto em que conste título, na língua original e em inglês, nome(s) do(s) autor(es), respectivas vinculações institucionais por extenso, titulação, endereço completo, telefone e e-mail do(s) autor(es) e a seção da revista para a qual o trabalho se destina.

Em uma outra folha, reservada para os artigos, deverá conter novamente o título em português e inglês, um resumo (entre 100 e 150 palavras), em português e inglês e palavras-chave (três), em português e inglês.

Nas folhas seguintes, o artigo propriamente dito, composto pelo título e texto sem qualquer identificação relacionada a autoria.

Os autores serão comunicados do lançamento da revista.

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