Alunos do Unileste apresentam trabalho em evento de Psicologia
Publicado em 31/10/2012

Durante o XVIII Encontro Regional Abrapso Minas serão apresentados sete trabalhos desenvolvidos por estudantes e professores do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste). O evento será realizado entre os dias 1º e 3 novembro deste ano, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e terá como tema central "Psicologia social e políticas públicas: reflexões sobre a formação em psicologia social em Minas".

O encontro se define como uma proposta de debate acerca da articulação entre psicologia social e políticas públicas, que busca refletir sobre a formação na área em Minas Gerais. Para isso, tem como meta a construção de um espaço de debate e proposição de encaminhamentos junto a diferentes protagonistas da sociedade científica do país em torno de questões-chave.

Segundo a professora Marleide Marques, do curso de Psicologia do Unileste, o número de trabalhos produzidos na Instituição que será apresentado no evento é motivo de satisfação, possivelmente reflexo do último encontro que foi realizado no Centro Universitário.  "O último encontro da Abrapso aconteceu exatamente no Unileste. Isso com certeza despertou o interesse de vários alunos para a psicologia social e, em consequência, tivemos vários estudantes produzindo trabalhos na área, o que refletiu nesse número expressivo de trabalhos que serão apresentados", diz Marleide.

A professora, que já foi vice-presidente da Abrapso Regional Minas, participará de uma mesa-redonda sobre políticas de saúde. Na ocasião, apresentará seu trabalho que discute questões relativas à atuação psicológica no campo da saúde pública. “O trabalho busca contribuir no debate em torno das questões relativas à atuação psicológica no campo da saúde pública. Nesse intuito, faz-se uma reflexão sobre a saúde como campo interdisciplinar e o papel do psicólogo nesse contexto, ressaltando a concepção sócio-histórica de sujeito como princípio epistemológico para a compreensão do processo saúde/doença, bem como para a práxis psicossocial”, explicou a docente.

A Abrapso
A Associação Brasileira de Psicologia Social foi fundada em 1980 e é um espaço para a construção de conhecimentos e estratégias de intervenção em psicologia social no país. É responsável por fazer intercâmbio de ideias entre profissionais da área e estudantes de graduação e pós-graduação, buscando articulação com diferentes sujeitos políticos.

Evento: XVIII Encontro Regional Abrapso Minas
Tema: Psicologia social e políticas públicas: reflexões sobre a formação em psicologia social em Minas
Data: 1º a 3 de novembro de 2012
Local: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – Juiz de Fora, MG