Alunos do Unileste lecionam em libras para estudantes de Ipatinga
Publicado em 30/09/2015

Os estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) participam, nesta quarta-feira (30), às 13h, de diversas atividades em alusão à Semana dos Surdos na Escola João XXIII, em Ipatinga. Os alunos da disciplina de libras e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), juntamente com a professora Valdiléia Ayres Brandão, ministrarão aulas com o tema "Insetos" para estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, em que serão abordados os nomes dos insetos na língua portuguesa e em libras. Além da aula, os estudantes participarão do projeto com música e teatro em libras.

De acordo com Isabela Crespo, coordenadora do curso de Ciências Biológicas do Unileste, “os projetos que vinculam a atuação dos estudantes de Licenciaturas em escolas desde os primeiros semestres de estudos são importantes para que o estudante compreenda e verifique as possibilidades de o que o aluno deve aprender; como e quando aprender; que formas de organização do ensino são mais eficientes para o processo de aprendizagem; como e quando avaliar o aluno”, comenta.

Dia Nacional dos Surdos
O Brasil comemora, em 26 de setembro, o Dia Nacional dos Surdos. A data foi criada pela Lei nº 11.796/2008, há apenas dois anos, como forma de reflexão sobre a inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade brasileira e questionar se elas estão tendo seus direitos respeitados. Uma das melhores formas de incluir os surdos na sociedade é tornando possível a comunicação deles com as demais pessoas. Para isso, existe a Língua Brasileira de Sinais (Libras). É principalmente por meio dela e também da leitura labial que os surdos podem entender o que é dito ao seu redor.

O Decreto 5.626/2005 torna obrigatório o ensino da Língua Brasileira de Sinais nos cursos de formação de professores e a educação bilíngue nas escolas onde estejam matriculados alunos com deficiência auditiva. Ele também obriga os órgãos públicos a terem intérpretes de Libras para facilitar o atendimento aos cidadãos surdos.