Docente do Unileste oferta treinamento admissional para profissionais de saúde em Ipatinga
Publicado em 31/08/2016

A formação de profissionais nos quesitos segurança, meio ambiente e saúde do trabalhador é essencial para se garantir a redução dos sinistros laborais, preservação do meio físico do trabalho e repercussões adversas para os ecossistemas naturais. Pensando nisso, a docente Marluce Teixeira Andrade Queiroz, coordenadora do curso de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), atuará como instrutora em treinamento admissional para profissionais de saúde da Prefeitura Municipal de Ipatinga. A atividade ocorre nesta quinta-feira (1º) e é destinada a enfermeiros, fisioterapeutas, médicos, psicólogos e terapeutas ocupacionais da região.

A atividade busca a mobilização do indivíduo como agente de transformação por meio de ações de conscientização quanto à importância da adoção de medidas de segurança contributivas para a manutenção da integridade física e mental do profissional da saúde. Discentes da pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho participam das atividades de conscientização contribuindo nas discussões e aproveitando para vivenciar atividades de capacitação que fazem parte da realidade do profissional engenheiro.

De acordo com Marluce Queiroz, “o treinamento foi idealizado articulando o contexto dos serviços com informações retratadas na legislação municipal e específica em segurança e saúde do trabalhador. ”A capacitação foi contextualizada no processo de trabalho e buscou responder às necessidades de trabalhadores e gestores. Discutimos a prevenção de acidentes com perfurocortantes e a dinâmica sistematizada do SUS para assistência do acidentado em serviços. Nessas iniciativas de capacitação visamos o aprimoramento profissional a fim de melhorar a resolutividade dos serviços. Além disso, incluímos nossos alunos do curso de Engenharia de Segurança do Trabalho com o intuito de gerar mudanças que representem progressos na atuação profissional futura”, relata a coordenadora do curso de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho do Unileste.

Ana Paula Carvalho, aluna do curso de Engenharia Ambiental, relata que foi importante atuar como colaboradora voluntária nessa capacitação, pois, oportunizou vivenciar conceitos importantes em educação ambiental profissional. “As atividades práticas contribuem para o interesse e a aprendizagem em Ciências. Assim, o meu objetivo foi entender como engenheiros ambientais exercem as atividades de treinamento, bem como saber como a percepção ambiental contribui para a gestão dos resíduos dos serviços de saúde”, comenta a estudante.