Curso de Turismo promove viagem à Serra dos Cocais
Publicado em 30/09/2009

Serra dos Cocais

Estimular os estudantes a explorarem as belezas naturais e as potencialidades turísticas locais é um dos propósitos do curso de Turismo do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG), que realiza neste sábado (3) uma viagem à Serra dos Cocais, em Coronel Fabriciano. A atividade é aberta a toda comunidade acadêmica, mediante inscrição prévia, e tem início às 7h, com saída do campus de Coronel Fabriciano.

Na oportunidade, serão promovidas na comunidade capacitações pelo projeto Cama e Café, do curso de Turismo, e a IV Noite da Prosa, organizada pela Comissão de Turismo da Serra dos Cocais (Contur), em parceria com a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento de Coronel Fabriciano.

De acordo com a professora Betinna Tassis, responsável pela organização do passeio, a viagem tem como objetivo possibilitar que os participantes conheçam a Serra dos Cocais, considerada um dos principais atrativos turísticos da região. "O local chama atenção pelas suas cachoeiras e manifestações culturais tradicionais, além de oferecer condições para a prática de esportes radicais e turismo de aventura", explica.

Capacitação da comunidade
Durante a atividade, alunos do curso, por meio do projeto Cama e Café, ministrarão oficinas gratuitas à comunidade local sobre assuntos como atendimento ao turista, direitos e deveres dos turistas, atendimento em alimentação e bebidas, segurança na manipulação dos alimentos, elaboração de cardápio e ficha técnica do café da manhã.

As oficinas acontecem de 9h às 16h, no Salão Paroquial da comunidade. "As capacitações têm como proposta levar informações e orientações básicas sobre o serviço de hospedagem domiciliar, prática muito comum em países do exterior. Desta forma, propiciamos a essas famílias uma fonte de geração de renda e, ainda, fortalecemos a atividade turística do local com a oferta desses serviços ao visitante", aponta Betinna.

Noite da Prosa
À noite, a partir 19h, a comunidade da Serra dos Cocais realiza a quarta edição da tradicional Noite da Prosa, com apresentação de prosas, causos, moda de viola, batuque e feira de gastronomia e artesanato. Também integra a programação do evento a exibição do documentário Histórias e causos dos Cocais, produzido pelos alunos do curso de Turismo do Unileste, sob orientação das professoras Aparecida Sampaio e Betinna Tassis. O encerramento do evento ficará a cargo do show do cantor sertanejo regional Bruno Caipira.

Inscrições
Os interessados em participar da viagem devem se inscrever no Laboratório de Turismo (Labtur) do Unileste, no bloco B, campus de Coronel Fabriciano, no horário de 13h às 22h. O investimento é de R$ 10 e dá direito ao almoço. A viagem corresponde a 20 horas de atividades complementares para os alunos inscritos.

Os participantes deverão seguir algumas orientações: usar tênis, levar trajes de banho, filtro solar, repelente, garrafinha de água, tolha de banho, ítens de higiene (sabonete, shampoo e outros) e agasalho. Mais informações pelo telefone (31) 3846-5625.