Projeto de Iniciação Científica Autonav entrega tecnologia à Dieletric
Publicado em 02/03/2018

Nesta quinta-feira (1º), foi realizada a entrega do Projeto Autonav à empresa Dieletric, parceira da iniciativa. O coordenador da pesquisa, professor Silvano Paganoto, realizou a entrega da tecnologia junto à Reitoria do Unileste e do gestor da Dieletric, Breno Pena Mosso. Ao todo, foram entregues três protótipos da tecnologia criada, estudos, documentação, manual e artigo científicos produzidos durante os três anos de pesquisa do projeto que surgiu por meio do Programa de Iniciação Científica da Instituição.

Desenvolvido por pesquisadores dos cursos de Engenharia Elétrica e Sistemas de Informação do Unileste, o Automatização e Controle dos Equipamentos do Navio Utilizando Redes de Comunicação Inteligentes (Autonav) procurou desenvolver um sistema com hardwares e softwares que auxiliam a monitoração, controle e comando dos equipamentos presentes nos diversos ambientes de um navio, facilitando controle e automatização dos comandos de uma embarcação a partir de redes de computadores inteligentes. Ao todo, sete alunos contribuíram para a criação a tecnologia. Além da empresa Dieletric, o projeto contou também com o financiamento da Agência Brasileira de Inovação (Finep).