Semana da Enfermagem do Unileste chega à sua 18ª edição
Publicado em 07/05/2018

Entre os dias 14 e 17 de maio, o curso de Enfermagem do Unileste realiza a 18ª Semana da Enfermagem com o tema “Violência e suas interfaces”. O evento pretende provocar o diálogo entre diferentes categorias profissionais que integram a rede de atenção à violência na Região. Com a participação de professores e egressos da Instituição e convidados, os participantes poderão se aprofundar nos temas multidisciplinares ligados à violência, que serão abordados por meio de cursos e minicursos, mesas-redondas e palestras.

Para a mesa de abertura gratuita e aberta o público, “Violência e suas interfaces: diferentes óticas”, a semana convoca estudantes, profissionais e interessados para participarem do debate no dia 14, a partir das 19h, no Teatro João Paulo II. As inscrições podem ser realizadas no link: https://sistemas.unileste.edu.br/cursos_capacitacao.

Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem do Unileste, Aline de Barros, a escolha do tema envolve “um dos grandes desafios no âmbito da saúde pública. Precisamos nos aproximar e debater as situações de violência em suas múltiplas dimensões, visando à organização de uma rede assistencial efetiva, protetiva e comprometida socialmente, sendo que os nossos alunos egressos, em formação profissional, sejam sujeitos fundamentais para o fortalecimento dessas ações no dia a dia”, aponta.

Durante a programação, a Semana abordará temas que favorecem a formação profissional ao abordar a assistência de enfermagem pré-natal, em hemoterapia, na triagem neonatal, diagnóstico por imagem, programa de melhoria da qualidade da atenção básica, manejo básico de feridas, suporte avançado de vida e assistência de enfermagem no acompanhamento da criança.

Como fechamento da semana, os estudantes do curso de enfermagem poderão participar também do debate acerca dos desafios após a formação profissional e ingresso ao mercado de trabalho. Com a participação de cinco enfermeiros, a mesa “E aí, formei!” procurará auxiliar os futuros enfermeiros ao abordar perspectivas, mercado, fragilidades e áreas de atuação dentro da Enfermagem.  Os alunos da Instituição devem se inscrever para as atividades da programação por meio do Portal do Aluno.

Paralela à Semana da Enfermagem, o campus Ipatinga recebe edição do Intervalo Musical, na quinta-feira (17), com a participação do universitário Jeziel, do curso de Sistemas de Informação.

14/05 (segunda-feira)

19h | Teatro João Paulo II - Campus Coronel Fabriciano

Mesa-redonda: Violência e suas interfaces: diferentes óticas

Convidados: Aline de Barros, Loren Costa, Anderson Aquiles, William Trevizani e Angélica Bastos

15/05 (terça-feira)

19h | Sala E-301 - Campus Ipatinga

Curso: Assistência de enfermagem no pré-natal

Ministrante: Tatiana de Mendes

19h | Sala E-302 - Campus Ipatinga

Minicurso: Assistência de enfermagem em hemoterapia

Ministrante: Kênia Boy

19h | Sala E-307 - Campus Ipatinga

Minicurso: Diagnóstico por imagem para enfermeiros

Ministrante: Julia Carneiro

19h | Sala C-209 - Campus Ipatinga

Minicurso: Assistência de enfermagem na triagem neonatal

Ministrante: Sirley Rodrigues

19h | Auditório Dom Lélis Lara - Campus Ipatinga

Palestra: Programa de melhoria da qualidade da Atenção Básica – PMAQ

Ministrantes: karinna Russo de Oliveira; Michelle Rodrigues; Nilcineia Andrade

16/05 (quarta-feira)

19h | Sala E-301 - Campus Ipatinga

Curso: Assistência de enfermagem no pré-natal

Ministrante: Tatiana de Mendes

19h | Sala E-202 - Campus Ipatinga

Minicurso: O enfermeiro no manejo básico de feridas

Ministrante: Aline de Barros

19h | Laboratório de Semiologia e Semiotécnica - Campus Ipatinga

Minicurso: Suporte avançado de vida

Ministrante: Wiliam Moraes

19h | Sala E-302 - Campus Ipatinga

Minicurso: Assistência de enfermagem no acompanhamento da criança

Ministrante: Thamara Campos

17/05 (quinta-feira)

19h | Auditório Dom Lélis Lara - Campus Ipatinga

Mesa-redonda: E aí, formei!

Ministrantes: Ana Carolina Cardoso; Silmeia Saraiva; Karoliny Pavione; Charlles Soares e Camila Servergnini