Projeto Integrador de alunos da Educação Física será publicado em periódico
Publicado em 16/05/2018

Apresentação do Projeto Integrador - alunos e professora Patrícia.

Estudantes do curso de Educação Física do Unileste publicam artigo no periódico Coleção Pesquisa em Educação Física, resultado do Projeto Integrador (PI) da Instituição. Desenvolvido pelos alunos Abner Magalhães, Analice Nathielly Guimarães, Luiz Felipe Santiago, Thiago de Souza Silva, Priscila Inácio e Roberto Alves da Silva, o trabalho teve a orientação da professora Patrícia Gomes da Costa.

O tema desenvolvido, “Força de associação entre o estresse e a qualidade do sono em ginastas de um Projeto de Extensão do interior de Minas Gerais”, dedicou a analisar questões (sono e estresse) que desestabilizam ou perturbam o equilíbrio na relação entre pessoa e meio ambiente. Os universitários, agora no 5º período do curso, escolheram as ginastas do Projeto de Extensão Academia de Ginástica e Trampolins do Unileste como corpus da pesquisa.

Quando surgiu a proposta do PI, o aluno Thiago de Souza afirma que não poderia ter sugerido ao grupo outro tema, já que foi atleta do Projeto de Extensão por oito anos. “Meu grupo acatou a ideia de cara e partimos para a execução. Logo depois da apresentação do trabalho veio a ideia da publicação, sugerida pela professora Patrícia. Ter um artigo publicado é um passo importante para quem tem interesse em bolsas de pós-graduação e mestrado, afirma o estudante que realiza intercâmbio estudantil na Universidade do Porto, em Portugal.

Para Luiz Felipe Santiago, um dos autores do artigo, a oportunidade de construir um trabalho científico para matéria Psicologia do Esporte como atividade integradora foi de grande importância para a sua formação acadêmica. “Isso exige que o aluno busque o conhecimento com total apoio dos professores. Fui aluno extensionista do curso de Educação Física no Projeto de Extensão e por isso abracei causa de imediato. Com toda a certeza nos agregou grandes conhecimentos e também foi um dos motivos que me fez ter interesse pela iniciação científica. Essa será a primeira publicação de muitas que virão”.

Durante a pesquisa, os estudantes acompanharam 60 atletas do Projeto que responderam a dois questionários cada: Escala de Estresse Percebido (PPS) para medir o estresse e o Índice da Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI) para medir a qualidade do sono. Para a professora orientadora, Patrícia Gomes da Costa, a realização do Projeto Integrador “potencializou novas maneiras de pensar e de  criar várias formas de desenvolvimento cognitivo de nossos alunos. Acredito que a análise da relação entre os conhecimentos disciplinares e os diálogos interdisciplinares exigidos pelo projeto denota que houve integração, em graus variados, e que tem possibilitado um maior diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento”, aponta. Patrícia ainda completa dizendo que a atividade estimula o aluno quanto à pesquisa científica e a desenvolver habilidades para organizar trabalhos escritos e apresentações orais, facilitando a estruturação e a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso e participação de eventos em geral.

O trabalho estará disponível a partir do mês de junho no periódico Coleção Pesquisa em Educação Física, vol.17, n.2, ano 2018, ISSN 1981-4313 no site.