Alunos de Odontologia apresentam Projeto Integrador
Publicado em 07/06/2018

Entre os dias 6 e 7 de junho, o curso de Odontologia do Unileste realizou a apresentação dos Projetos Integradores do semestre. Os alunos trabalharam diferentes abordagens a fim de alinhar e integrar conteúdos teóricos e práticos das disciplinas propostas.

Segundo a professora Audrey Cristina Bueno, o projeto dá oportunidade aos alunos de “interagir com todas as disciplinas que são trabalhadas durante o semestre e trazer isso para a prática clínica. Na odontologia, eles lidam com muitos materiais e técnicas então existem uma gama de matérias que eles precisam entender”, aponta.

Os estudantes do primeiro e segundo período do curso, por exemplo, realizaram intervenções com a comunidade para promover ações de educação em saúde bucal. O primeiro período trabalhou junto à APAE Ipatinga e o segundo com alunos de escolas do ensino fundamental. O terceiro vivenciou a prática clínica para a elaboração de estudos de casos e os quarto e quinto períodos deram foco à Biossegurança.

“Fomos lá para passar um pouco do conhecimento que temos e acabamos aprendendo com eles grandes lições de vida, para a nossa vida pessoal e profissional, das quais nunca iremos esquecer. Foi uma grande experiência”, conta a aluna Isabella Marques sobre as atividades desenvolvidas na APAE.

Já para a estudante Aline Lopes, o Projeto Integrador a fez refletir sobre “o que o profissional tem a oferecer hoje para atender todos os grupos de pessoas, independente de suas limitações, e quais são as minhas limitações. Dessa forma, me instigou quanto à necessidade de querer evoluir, crescer e superar minhas próprias barreiras, da mesma forma que vi os alunos da APAE superarem as deles, surpreendendo a mim e ao meu grupo do PI", finaliza.

Projeto Integrador (PI)

Por meio do Projeto Integrador (PI), o Unileste desenvolve as competências adquiridas pelos alunos, durante cada período letivo, que culmina na apresentação de trabalhos interdisciplinares capazes de contribuir para a inter-relação das disciplinas ofertadas. Todos os cursos de graduação da Instituição realizam o projeto a partir da definição de um tema central para cada período ou curso.

Durante a realização do projeto, os alunos atuam em grupos para a realização de experimentos, construção e desenvolvimento de pesquisas, produtos e serviços, sempre com a orientação dos professores. Dessa forma, o corpo docente consegue trabalhar temas transversais dentro da sala de aula e estimular o universitário, a partir do uso de metodologias ativas, a ser protagonista do seu processo de ensino-aprendizagem, a aprender praticando e a integrar os conteúdos aplicados.