Alunos de Fisioterapia criam museu interativo para aplicação do Projeto Integrador
Publicado em 13/06/2018

Na noite desta quarta-feira (12), alunos do 5º período do curso de Fisioterapia do Unileste realizam a apresentação do Projeto Integrador (PI) a partir da criação de um museu interativo. Ao todo, seis projetos proporcionaram experiências aos visitantes: alunos de outros períodos, professores e estudantes de outros cursos.

Segundo um dos professores responsáveis pelo PI do 5º período, Ivanise Santos, “os estudantes puderam escolher qual tipo de prática e técnica em fisioterapia seria apresentado. A partir disso, eles construíram uma abordagem”, afirma. A docente ainda reitera o PI dá a oportunidade para que os alunos já comecem a entender os recursos da fisioterapia, do campo de atuação profissional, que ainda irão ver nos semestres seguintes. “Eles ainda não têm a atuação do paciente, por isso a ideia da criação do museu, para explicar o embasamento dessas teorias”, completa.

Os trabalhos desenvolvidos foram: Efeitos da crioterapia na vasoconstrição; Terapias manuais e pontos de gatilho; Efeitos e recursos em termoterapia; contração muscular sob efeito da corrente russa; Ação do micro-ondas nos tecidos moles não contráteis e Propagação e efeito da onda sonora. Ao todo, 31 alunos foram envolvidos com a criação do museu. Os materiais propostos pelos alunos permitia uma interação individual do visitante com o espaço, ou poderia ocorrer de forma guiada pelo grupo responsável pelo tema. Os estudantes montaram peças interativas, experiências com alimentos para simulação da reação de partes do corpo com determinadas ações utilizadas pela fisioterapia, entre outros.
As ações ainda contaram com a avaliação de outros professores do curso.

Para a aluna Valéria Sampaio, o PI é uma forma de integrar os conteúdos aplicados durante o semestre e uma oportunidade de “conhecer novas técnicas e novas formas de se trabalhar”, aponta.