Professores e alunos de Odontologia apresentam trabalhos em congressos
Publicado em 09/07/2018

Alunos e professores do curso de Odontologia do Unileste apresentam trabalhos em congressos Regional e Nacional. Duas pesquisas serão apresentadas no 1º Congresso de Odontologia da Facsete, e quatro na 35ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO).

Para a Instituição, a participação da comunidade acadêmica em eventos científicos é importante para o incentivo à iniciação científica e à pesquisa, além de promover estudos significativos para as diversas áreas do conhecimento.

Durante a reunião da SBPqO, que será realizada entre os dias 2 e 4 de setembro, na cidade de Campinas – SP, quatro trabalhos de docentes do curso compõe as atividades da Reunião. São eles: Utilização de jogo no processo ensino-aprendizagem no curso de odontologia da Unileste; Relato de experiência sobre o desenvolvimento de metodologia ativa no curso de Odontologia do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais; A utilização da metodologia de pesquisa de campo no processo de aprendizagem da Bioestatística e Epidemiologia no curso de Odontologia; e Estudo sobre doenças respiratórias associadas com doenças periodontais.

Os trabalhos, que procuram mostrar como os professores da Instituição têm mediado o processo ensino-aprendizagem articulado com a avaliação no processo educativo, têm como autores os professores da IES: Erika Storck, Carla Brum; Marley Alvim; Bruno Ribeiro; Maurício Mariano Jr.; Audrey Bueno e André Luiz de Oliveira.

Já para o 1º Congresso de Odontologia da Facsete, que ocorrerá nos dias 10 e 11 de agosto na cidade mineira de Sete Lagoas, dois trabalhos desenvolvidos por alunos do curso, sob orientação de professores, foram selecionados: Prótese Radífera no tratamento oncológico em região de cabeça e pescoço - relato de casos; e Avaliação das alterações volumétricas por meio de tomografia cone beam de enxerto ósseo homólogo em maxila atrófica anterior. O primeiro trabalho foi desenvolvido pelas alunas Laís Lage Souza, Letícia Almeida Neves Ribeiro e Taciara Santos Souza; e o segundo por Paloma Duarte Alvim, Israel Jesus da Silva.

Eventos

A Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO é uma Associação sem fins lucrativos, fundada em 05 de maio de 1983. A SBPqO é a Divisão Brasileira da International Association for Dental Research – IADR. Atualmente é a maior divisão na América Latina e uma das mais representativas da IADR no mundo.

A Facsete – Faculdade Sete Lagoas, realiza nos dias 10 e 11 de agosto, o I COFAC – Congresso de Odontologia da Facsete. O evento reúne grandes nomes da educação superior no Brasil e aborda temas de relevância no cenário atual.