Professor do Unileste apresenta trabalhos em congressos latino-americanos da Universidade de Palermo
Publicado em 07/08/2018

Prof. Marcos Ribeiro MacedoProfessor do Curso de Engenharia Civil do Unileste, Marcos Ribeiro Macedo, representou a Instituição em dois congressos Latino-americanos realizados, entre os dias 30 de julho e 2 de agosto, na Universidade de Palermo, na cidade de Buenos Aires, Argentina.

O primeiro trabalho apresentado, intitulado “Proposta de atividade em metodologia ativa para disciplina de Desenho Técnico” e elaborado junto à professora Elizabete Serra Negra, foi exposto no IX Congresso Latinoamericano de Ensino de Design. O objetivo do trabalho foi propor um exercício de metodologia ativa para a disciplina de desenho técnico, com uso do programa AutoCad, de forma lúdica. Segundo o docente, “a técnica procura facilitar o aprendizado de desenho por meio da utilização do teclado, no lugar do mouse, para a construção de geometrias básicas, como linhas, retângulos, círculos e arcos”, explica.

O Congresso é realizado anualmente pela Faculdade de Design e Comunicação da Universidade de Palermo e reúne mais de 360 instituições na América Latina com a intenção de compartilhar experiências, planejar ações conjuntas, levantar questões relevantes e realizar projetos acadêmicos e institucionais para enriquecer a formação discente e impactar positivamente na qualidade de prática profissional em todas as áreas de Design e Comunicação.

Já o segundo trabalho, “A fotografia como ferramenta de análise de redefinição territorial urbana”, foi apresentado durante a 13ª edição do Encontro Latino-americano de Design, qual promove espaço para treinamento, conexão e troca de experiências entre estudantes, profissionais, acadêmicos e empresas na área de design da América Latina e do mundo. O evento recebe em média cinco mil participantes de 20 países.

De acordo com Marcos Ribeiro, “o trabalho analisou cinco conteúdos por meio de fotografias antigas e atuais: vias; limites; bairros; pontos nodais; e os marcos, para estabelecer a influência do desenho urbano na definição e redefinição territorial urbana de um bairro da cidade de Ipatinga, entre os nos de 1958 e 2018”, afirma.