Inscrições abertas para a Semana de Iniciação Científica e de Extensão do Unileste
Publicado em 09/08/2018

O Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) abre inscrições para a 19ª Semana de Iniciação Científica e 10ª Semana de Extensão. O evento, a se realizar entre os dias 21 e 23 de novembro nos campi de Coronel Fabriciano e Ipatinga, tem como tema “A educação e a ciência como formas de superação de violências”.

Segundo a coordenadora de pesquisa, iniciação científica e extensão do Unileste, Gabriela von Rückert, a Semana é uma oportunidade integrar as atividades desenvolvidas pelos cursos e de reconhecer trabalhos de pesquisa e de extensão desenvolvidos na Região”, afirma. Os eventos científicos, dirigidos a profissionais, pesquisadores e acadêmicos de todo o Vale do Aço, incluem em sua programação atividades, como: exposições, palestras, mesas-redondas, minicursos, apresentações de trabalhos (apresentação oral e banner) e apresentações culturais.

Uma novidade desta edição é a criação do Prêmio Dom Lelis Lara, que será concedido ao melhor trabalho de apresentação oral relacionado ao tema da Semana. O nome do prêmio é uma homenagem póstuma ao bispo emérito da diocese de Itabira-Coronel Fabriciano (MG), Dom Lelis Lara, que teve papel e contribuição significativa nas ações com foco no desenvolvimento do Vale do Aço.

Inscrição

Para participar, os interessados devem realizar inscrição - como ouvinte ou para apresentação de trabalho - no site unileste.edu.br/pesquisa-e-iniciacao-cientifica/semana ao investimento de R$25 para alunos, docentes e colaboradores do Unileste e alunos BIC-júnior (bolsista Fapemig); e R$50 para os demais interessados. A inscrição para apresentação de trabalho termina no dia 24 de setembro e para participação como ouvinte, o prazo vai até 31 de outubro.

Para os participantes que pretendem submeter trabalhos (apresentação oral, cultural ou banner), a coordenadora recomenda que a submissão seja feita com antecedência, visto que “as atividades inscritos serão submetidas à Comissão Científica do evento, que avaliará e poderá solicitar alterações e/ou rejeitar aqueles considerados inadequados”, afirma.

Histórico

Realizada desde o ano 2000, a Semana visa articular a pesquisa, extensão e ensino, além de divulgar e disseminar os resultados das pesquisas e projetos de extensão, trabalhos de conclusão de curso e projetos interdisciplinares desenvolvidos por discentes, docentes e servidores de diversas instituições de ensino superior. A 19ª Semana de Iniciação Científica e a 10ª Semana de Extensão do Unileste tem o apoio da Fundação Geraldo Perlingeiro de Abreu (FGPA) e da Fapemig.

19ª Semana de Iniciação Científica e 10ª Semana de Extensão do Unileste
Tema: A educação e a ciência como formas de superação de violências
Realização: 21 a 23 de novembro
Local: Unileste, campus Coronel Fabriciano e Ipatinga