Unileste realiza 4ª Semana da Fisioterapia
Publicado em 04/10/2018

O curso de Fisioterapia do Unileste promove, entre os dias 08 e 11 de outubro, a 4ª Semana da Fisioterapia. A data escolhida é uma homenagem ao Dia do Fisioterapeuta, comemorado no dia 13 de outubro. O evento, realizado no campus de Ipatinga, contará com a participação de alunos, egressos, professores e convidados externos que abordarão temas diversos referentes à área de atuação fisioterapêutica.

A coordenadora do curso, Cinthia Sabadini, considera que a Semana é uma excelente oportunidade para acréscimo e intercâmbio de conhecimentos. “A realização desse evento permite maior interação entre o corpo docente e discente, favorecendo momentos de troca de experiências e vivências com os profissionais da área, além de propiciar o reencontro de egressos do curso ao Unileste”, ressalta.

A programação do dia de abertura é composta por workshops de diferentes temas, como Conceito Quiropraxia, Conceito Maitland, Conceito Mulligan, Pilates Solo, Liberação Miofascial Instrumental e Práticas Interativas em Fisioterapia: Hipnose. Na terça-feira, acontece a palestra “O Poder da decisão”, com a participação do egresso Ering Coelho Júnior.

No dia seguinte, será realizada a palestra “Intervenção da equipe multiprofissional na reabilitação da pessoa com deficiência”, ministrada pelos profissionais que compõem o Centro Especializado em Reabilitação Física e Visual do Unileste. Outros três workshops estão previstos para a quarta-feira: Ventilação não invasiva e Cough Assist, Espirometria e Eletromiografia de Superfície e sua importância na fisioterapia.

Na quinta-feira, dia de encerramento da Semana, acontece a mesa-redonda “Reabilitação Profissional”, com a moderação do professor do curso de Fisioterapia do Unileste, Cristian de Souza Freitas, e participação de Adriano Elias Franco e do egresso André Antunes do Amaral. Os estudantes interessados em participar do evento podem efetuar a inscrição por meio do Portal do Aluno, e conferir a programação completa abaixo.

08/10 – 19h

Workshop Conceito Quiropraxia com Jefferson Silva

Workshop Conceito Maitland com Lívia Martins e Letícia

Workshop Conceito Mulligan com Juliana Dias e André Ferreira Local

Workshop Pilates Solo com Cintia Miranda

Workshop Liberação Miofascial Instrumental com Vinícius Vilete

Workshop Práticas Integrativas em Fisioterapia: Hipnose com Fredy Nogarotto

09/10 - 19h

Palestra O Poder da Decisão com Ering Coelho Júnior

10/10 - 19h

Palestra Intervenção da equipe multiprofissional na reabilitação da pessoa com deficiência com Profissionais do Centro de Reabilitação Física e Visual

Workshop Ventilação não invasiva e Cough Assist com Flaviano Vaz de Souza

Workshop Espirometria com Jorge Costa Neto Local

Workshop Eletromiografia de Superfície e sua importância na Fisioterapia  com Roberto Martins de Andrade

11/10 - 19h

Mesa-redonda Reabilitação Profissional com Adriano Elias Franco, André Antunes Amaral e Cristian de Souza Freitas

Fisioterapia no Unileste

O curso de Fisioterapia do Unileste forma indivíduos comprometidos com sua qualificação profissional. Por meio da vivência prática desde os primeiros períodos, o curso prepara fisioterapeutas para atuar tanto na prevenção e promoção da saúde como na reabilitação de indivíduos. Considerando a totalidade do ser humano, o profissional é capacitado a utilizar procedimentos diagnósticos e terapêuticos para restaurar as funções orgânicas e também colaborar para a reintegração social do indivíduo.