Estudante de Enfermagem apresenta estudo sobre violência contra a mulher
Publicado em 08/10/2018

Na última semana, entre 3 e 5 de outubro, o estudante do 2º período de Enfermagem do Unileste, Wesley Alves Santos, participou do 16º Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica da Universidade do Vale do Rio Doce – Univale, localizada na cidade de Governador Valadares. O aluno representou a Instituição por meio da apresentação oral do trabalho “Violência contra mulheres em Ipatinga na série histórica de 2012 a 2017”.

A pesquisa, orientada pela professora e coordenadora do curso de enfermagem, Aline de Barros Coelho, trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, que analisou informações referentes às notificações de violência contra a mulher, entre 2012 e 2017, provenientes das fichas de notificação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) da Vigilância Epidemiológica do município de Ipatinga. A abordagem do trabalho apresentado foi de encontro ao tema central do evento: Vigilância em Saúde - Campo oportuno para discussões teóricas e um potente cenário de práticas do SUS para inserção precoce de estudantes.

Para o estudante Wesley Alves Santos, abordar a violência contra a mulher no contexto o qual o Brasil ainda vive, de machismo, foi desafiador: “é preciso que nos tornemos mais éticos e mais comprometidos com as mudanças que o Brasil precisa, principalmente no que diz respeito às políticas públicas de prevenção a todo tipo de violência”, afirma.

Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica

O Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica da Univale surgiu no ano de 2003, a partir da iniciativa de professores pesquisadores e estudantes interessados em construir um espaço para o diálogo e a socialização da produção acadêmica e científica empreendida na universidade e/ou por seus atores em parcerias com outras instituições.


© 2018 UNILESTE - Todos os direitos reservados

Campus Coronel Fabriciano: Av. Tancredo Neves, 3500, B. Universitário, 35170-056 - (31) 3846-5500
Campus Ipatinga: Rua Bárbara Heliodora, 725, Bom Retiro, 35160-215 - (31) 3846-5500