Pós em Engenharia de Segurança do Trabalho realiza capacitação em comemoração ao Dia da Saúde Mental
Publicado em 09/10/2018

Curso de Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho do Unileste realiza atividades de capacitação, no dia 20 de outubro, na Clínica Terapêutica Esperança, localizada no Bairro Petrópolis, em Timóteo. A ação será realiza em alusão ao Dia Mundial de Saúde Mental, comemorado no dia 10 de outubro.

A data reforça ações de reflexão sobre problemas ainda presentes na realidade do diagnóstico e tratamento de transtornos mentais, e para fomentar o desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao tema em todo o mundo. A organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece a relação entre aspectos culturais das doenças mentais e a dependência química. Nesse sentido, professores e pós-graduandos realizam atividades junto às pessoas que estão em recuperação da dependência química, ajudando-lhes na reabilitação e recolocação no mercado de trabalho.

A dinâmica preparada pelos estudantes do Unileste contribuirá para a ressocialização dos assistidos no mercado de trabalho a fim de evitar a ociosidade e possibilitar a autonomia financeira. A qualificação apresentará, como proposta, oportunizar conhecimentos e habilidades necessárias para que esses estejam aptos a exercer tarefas relacionadas com o uso de máquinas, orientações de prevenção de acidentes de trânsito e doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho.

De acordo com a professora Marluce Teixeira Andrade Queiroz, o objetivo é contribuir com a formação profissional dos internos, tendo os pós-graduandos como instrutores. “A metodologia do curso busca propiciar o crescimento contínuo dos alunos, focando em seu aprimoramento e na evolução das suas habilidades e capacidades técnicas”.