Estudantes de Enfermagem visitam Hospital Sofia Feldman, em BH
Publicado em 10/10/2018

Estudantes do curso de Enfermagem do Unileste realizaram visita técnica do Hospital Sofia Feldman, de Belo Horizonte, no último sábado (6). Acompanhados pela professora Thamara de Souza Campos Assis, a atividade teve como objetivo conhecer a realidade de um dos hospitais de referência em assistência materno-infantil.

Ao todo, 21 estudantes de graduação acompanharam as ações da Casa do Parto Normal, assim como toda a estrutura de assistência. A visita está integrada à disciplina Cuidado Integral à Mulher e ao Neonato. Segundo a professora Thamara Assis, “´é necessário conhecer novas realidades, ideias, e lugares onde o enfermeiro é capaz de atuar. O Hospital Sofia Feldman inspira pela sua história e luta. Ele representa o Sistema Único de Saúde que dá certo, valoriza os funcionários, empodera a mulher e trata os neonatos em suas necessidades. Não há lugar melhor para respirar o cuidado à mulher e neonato. Além disso, a visita procura incentivar os discentes na busca pela excelência e amor pela profissão”, avalia.

De acordo com a estudante Larissa Cardoso, a visita ao hospital foi uma inspiração. “A maternidade que encontramos lá deveria ser exemplo a ser seguido por todas as outras. Um local que se preocupa com seus funcionários, que garante a universalidade, integralidade e equidade de seus funcionários e procedimentos, e que abre as portas à população para participar de decisões. Além disso, o atendimento prioriza a vontade da mulher, com qualidade e de forma humanizada”.

Hospital Sofia Feldman
O Hospital Sofia Feldman é referência em assistência materno-infantil em todo país. Possui 185 leitos: 87 obstétricos, 41 em Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal – UTI, 45 em Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais – UCI, e 12 de outras clínicas. São realizados cerca de 900 partos ao mês e assiste a uma população superior a 400 mil pessoas dos Distritos Sanitários Norte e Nordeste, em Belo Horizonte. Todas as internações são feitas através da Central de Internações da Secretaria Municipal de Saúde, pelo SUS.