Ginastas do Unileste são premiados em Torneio Estadual
Publicado em 26/11/2018

A Academia de Ginástica e Trampolins do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) garantiu 12 medalhas e um troféu no Torneio Estadual de Ginástica de Trampolim, realizado no último sábado (24), no Ginásio do Centro Social Urbano, da cidade de Contagem/MG. O evento foi organizado pela Federação Mineira de Ginástica.

A equipe Unileste, composta por 20 ginastas, ganhou 12 medalhas no total: três de ouro, seis de prata e três de bronze. E grupo masculino também garantiu o 3º lugar da equipe com o melhor desempenho na competição.

No feminino, as atletas competiram nas categorias Tumbling Pré-Infantil e Mini-Trampolim Infantil. Já no masculino, competiram nas provas de Mini-Trampolim Infantil, Mini-Trampolim (categoria Aberta), Tumbling (categoria Aberta), Duplo Mini-Trampolim (categoria Aberta) e Trampolim Individual.

De acordo com a técnica da equipe, Nelma Santos, a experiência da competição é importante para os atletas e contribui para a motivação do grupo. “Foi uma experiência maravilhosa. Estão todos muito motivados. Participar de um torneio dessa amplitude é extremamente importante para o crescimento e desenvolvimento dos ginastas, pois ajuda a conhecer e a reconhecer limites, bem como a ultrapassá-los. O apoio e incentivo aos nossos atletas faz com que os ginastas continuem treinando para conquistar novos desafios, superando limites e aprimorando técnica e desempenho cada vez mais. O grupo começou a vivenciar novamente as competições no ano passado e, desde então, temos observado uma evolução da equipe e os resultados das premiações são um reflexo desse trabalho”, avalia.

Sobre o projeto

A Academia de Ginástica e Trampolins é um Projeto de Extensão do Unileste que existe há 29 anos. São desenvolvidas atividades diferenciadas, como: ginástica artística, de trampolim e acrobática, e se divide em turmas para iniciantes, intermediários e avançados. Criado em 1989, o Projeto atende à demanda por atividade esportiva de crianças da comunidade, colecionando premiações e histórias de êxito e superação. Além de ter aulas descontraídas e divertidas, a ginástica estimula o desenvolvimento de habilidades motoras, tais como força, flexibilidade, agilidade, equilíbrio e noções de tempo e espaço, e ainda proporciona ganhos no aspecto afetivo-social, aumentando a autoestima e a autoconfiança de seus praticantes.

As aulas são ministradas por estudantes do curso de Educação Física sob o acompanhamento de uma professora técnica, como forma de estágio supervisionado e/ou voluntariado. O projeto é desenvolvido no campus Coronel Fabriciano, em um amplo ginásio com instalações adequadas e equipamentos oficiais. Atualmente o projeto possui aproximadamente 150 atletas.

Confira os medalhistas da Equipe Unileste no Torneio Estadual de Ginástica de Trampolim:

Feminino
Tumbling Pré-Infantil (9 e 10 anos)
1º lugar – Sophia Drumond R. Ferreira
2º lugar – Mirella Mendes Jordão
3º lugar – Camila Santos S. Teixeira
3º lugar – Alice Gonçalves Nunes (empate)

Mini-Trampolim Infantil (11 e 12 anos)
2º lugar – Ana Laura Rodrigues Oliveira Pinto

Masculino
Mini-Trampolim Infantil (11 e 12 anos)
2º lugar - Kaique Alves dos Santos