Curso de Ciências Biológicas do Unileste realiza 1º Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio Doce
Publicado em 28/11/2018

O curso de Ciências Biológicas do Unileste realiza, na próxima sexta-feira (30), o 1º Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio Doce. O evento acontecerá no Auditório Dom Lelis Lara, no campus de Ipatinga, a partir das 19h. Os alunos interessados em participar podem efetuar a inscrição no Portal do Aluno, enquanto a comunidade externa pode se inscrever gratuitamente por meio do link.

O Simpósio tem como objetivo integrar empresas, estudantes de graduação e pesquisadores para divulgação dos trabalhos técnicos-científicos realizados na Bacia Hidrográfica do Rio Doce. Além disso, pretende também consolidar parcerias, atividades e planos de ação em recursos hídricos e meio ambiente de bacias hidrográficas, a fim de aprimorar os processos de monitoramento e gestão dos recursos hídricos da Bacia do Rio Doce.

A abertura do evento acontecerá às 19h, com o lançamento do livro “Rasgos na Alma: ode ao Vale do Rio Doce” de Edileila Portes. A partir de 19h30 ocorre a palestra sobre "Bacia do Rio Doce - entre a história e o meio ambiente", com Alessandro Sá. Às 20h, a programação tem continuidade com o tema “A subsolagem em pastagens para conservação de água do Rio Doce”, conduzido por Sebastião Carvalho.

As exposições terão seguimento às 20h30, com a palestra “Inovação e Sustentabilidade”, com a participação de Henrique Hélcio Eleto. Às 21h, acontece a palestra “Biomonitoramento e a Gestão dos Recursos Hídricos: perspectivas e desafios”, ministrada pela docente do Unileste, Alice Arantes Carneiro. Às 21h30, terão início as discussões e encaminhamentos referentes ao Plano de Ação de 2019.

A coordenadora do curso de Ciências Biológicas do Unileste, Isabela Crespo, reforça a participação de grandes empresas da região no Simpósio, que também contará com palestras e exposições de banners sobre os projetos desenvolvidos na região da Bacia Hidrográfica do Rio Doce. Segundo ela, o Simpósio será uma “grande oportunidade para conhecer as ações das empresas na região e para planejar as ações do próximo ano”.