Agência de Desenvolvimento da RMVA e Unileste realizam solenidade de entrega do PDDI à sociedade nessa sexta
Publicado em 29/11/2018

A Agência de Desenvolvimento da RMVA realiza, amanhã (30), a cerimônia de entrega do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) à sociedade. O evento será realizado às 8h30, no Auditório Dom Lelis Lara, localizado no campus de Ipatinga do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste). O projeto foi desenvolvido pela Agência com a consultoria técnica do Unileste e tem como objetivo fundamentar as políticas públicas da RMVA, promovendo o desenvolvimento econômico e social de forma integrada.

O PDDI aborda as funções públicas de interesse comum divididas nos eixos temáticos de ordenamento territorial, mobilidade, meio ambiente, recursos hídricos e saneamento, desenvolvimento social, desenvolvimento econômico e arranjo institucional. A elaboração do Plano conta com a consultoria do Unileste desde 2013 e envolveu a participação de aproximadamente 70 profissionais da Instituição.

O processo de desenvolvimento do estudo seguiu quatro etapas principais: estabelecimento das macrodiretrizes, diagnóstico, proposta e sumário executivo e macrozoneamento. O PDDI servirá de base para elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da RMVA - instrumento legal que irá estabelecer diretrizes e ações para nortear o desenvolvimento da Região Metropolitana.

O plano, que prevê ações a serem realizadas nos próximos anos, teve em sua elaboração ampla participação da sociedade civil. “O trabalho feito pela contratada retrata a realidade da Região Metropolitana com informações privilegiadas que possibilitarão traçar desafios e estratégias para o desenvolvimento regional”, ressaltou o diretor geral interino da Agência RMVA, Humberto Lopes de Assis.

O reitor do Unileste, Genésio Zeferino, aponta que a participação da comunidade e o envolvimento do Centro Universitário durante o processo de desenvolvimento do Plano são motivos de orgulho para a Instituição. “Participar da criação do Plano Diretor que irá orientar o desenvolvimento de toda a região nos próximos anos é para nós motivo de orgulho e, ao mesmo tempo, de grande responsabilidade. Com o envolvimento e participação da Sociedade seja nos organismos públicos, seja nas organizações privadas e populares possibilitou a elaboração de um documento muito rico, abrangente e orientador das ações no âmbito das políticas públicas em nossa Região".

A Região Metropolitana do Vale do Aço

A Região Metropolitana do Vale do Aço é composta pelos municípios de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso.  A RMVA obteve reconhecimento pela Lei Complementar n° 51, de 1998, e foi efetivada como Região Metropolitana em 12 de janeiro de 2006.

Solenidade de entrega do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI)

Data: 30/11 (sexta-feira)

Local: Auditório Dom Lelis Lara, campus de Ipatinga do Unileste