Egressos do curso de Engenharia de Produção do Unileste apresentam trabalho em Congresso de Administração
Publicado em 29/11/2018

Os egressos do curso de Engenharia de Produção do Unileste, Iasmyn Ribeiro Nascimento Silva e Leonardo de Oliveira Eugênio irão apresentar o estudo desenvolvido pela dupla como trabalho de conclusão de curso no XI Congresso de Administração, Sociedade e Inovação (CASI). O evento acontece nos dias 6 e 7 de dezembro, na cidade do Rio de Janeiro.

Intitulado “Apuração dos custos de uma barbearia pelo método de custeio ABC”, o trabalho foi desenvolvido juntamente com a coordenadora do curso de Engenharia de Produção, Elizabete Marinho Serra Negra e o professor Carlos Alberto Serra Negra. O objetivo do estudo é determinar os custos do estabelecimento apurados pelo método ABC (Custeio Baseado em Atividades), analisando a ferramenta como um válido instrumento no auxílio da gestão de custos para o ramo de prestação de serviços.

Iasmyn conta que a experiência foi muito interessante, principalmente por ter usado como base de estudo a barbearia administrada pela sua família. Segundo ela, um dos resultados do trabalho foi a mudança de visão do pai a respeito do próprio negócio. Leonardo também demonstra imensa satisfação ao ter o trabalho aceito para apresentação em um evento de dimensão nacional e afirma que “a oportunidade de ter contato com estudantes e profissionais da área agregará muito valor”.

A coordenadora do curso de Engenharia de Produção, Elizabete Serra Negra, ressalta a grande representatividade do CASI em nível nacional e a sua valiosa multidisciplinaridade. “Para o curso, participar de um evento de renome ligado a uma Instituição Federal é importante porque mostra a qualidade do ensino e a qualidade do trabalho desenvolvido pelos alunos”.

O Congresso

A primeira edição do evento aconteceu em 2007, com o objetivo de oferecer cursos, palestras e atividades de pesquisa e extensão com a participação de alunos de graduação e professores do curso de Administração da Universidade Federal Fluminense (UFF).  Em 2011, o Congresso se consolidou como um evento nacional, aportando recursos da FAPERJ e da PROPPI-UFF e outros parceiros. Na edição 2016, o CASI recebeu 505 artigos científicos e contou com a participação de 245 avaliadores, todos mestres e doutores.