Curso de Engenharia de Segurança do Trabalho do Unileste desenvolve análise de risco em laboratório de química
Publicado em 03/12/2018

O curso de Engenharia de Segurança do Trabalho aplica metodologias ativas para trabalhar habilidades específicas necessárias e para promover maior domínio técnico aos alunos, preparando-os para resolução de problemas ocupacionais visando a redução dos acidentes de trabalho

Na última sexta-feira (30), foram realizadas as aulas técnicas para desenvolver a ferramenta Análise de Risco por Tarefa (ART) no laboratório de Química do campus de Fabriciano. A ideia básica foi desmembrar o trabalho executado por técnicos de laboratório, identificando os riscos nele associados com proposição de medidas mitigadoras. A proposta contribui para o melhor desempenho dos colaboradores através de estratégias que permitem a verificação das medidas de proteção individual e coletiva, aperfeiçoando a gestão ocupacional estabelecendo plano de controle.

Além disso, o professor especialista em higiene ocupacional Nereu Nunes explica que também foram realizadas medições em relação aos vapores orgânicos utilizando técnicas aprovadas pela Associação Brasileira de Higiene Ocupacional (ABHO). “É fundamental que o Engenheiro de Segurança do Trabalho tenha domínio dos elementos envolvidos na investigação técnica dos ambientes laborais tanto ao nível qualitativo quanto quantitativo. Desse modo, as atividades permitiram aos participantes adquirir competência para contribuir efetivamente com a qualidade do funcionamento da empresa e a saúde dos colaboradores”, comenta o docente.

A professora Marluce Teixeira Andrade Queiroz reforça que a instituição aplica diversas metodologias durante o curso para maior aproximação do pós-graduando com o mercado de trabalho, tais como, visitas, palestras e experimentação profissional permitindo ao discente envolvimento efetivo com melhor nível de aprendizagem. “O Unileste dispõe de diversos laboratórios que possibilitam que as atividades propostas pelos docentes possam alcançar resultados fidedignos com obtenção de conclusões aplicáveis no mercado de trabalho. Essas atividades têm como objetivo alcançar o caráter prático com base em fundamentação teórica atual permitindo explorar a realidade profissional do engenheiro de segurança do trabalho”, comenta.


© 2018 UNILESTE - Todos os direitos reservados

Campus Coronel Fabriciano: Av. Tancredo Neves, 3500, B. Universitário, 35170-056 - (31) 3846-5500
Campus Ipatinga: Rua Bárbara Heliodora, 725, Bom Retiro, 35160-215 - (31) 3846-5500