Semana Integrada do curso de Arquitetura e Urbanismo lança revista e realiza atividades
Publicado em 17/12/2018

A Semana Integrada do curso de Arquitetura e Urbanismo do Unileste, realizada na última semana, promoveu uma série de atividades entre alunos e docentes no campus de Coronel Fabriciano. A programação contou palestras, seminários, oficinas, debates e apresentação das revistas desenvolvidas em cada período, dos Trabalhos de Conclusão de Curso e da publicação PromenARQ.

O arquiteto egresso do Unieste, Hugo Marlon da Silva Nascimento, foi um dos profissionais convidados a participarem das bancas de TCC’s realizadas durante o evento e ressaltou a imensa satisfação de retornar ao Centro Universitário.  “É um prazer muito grande estar aqui de volta a casa depois de oito anos de formado. Tenho um carinho muito grande pelo Unileste, a instituição transformou essa área no Vale do Aço porque fomenta profissionais que atendem a necessidade urbana de arquitetura da região”.

Outro ponto alto da Semana Integrada foi o lançamento da revista PromenARQ, coordenada pelos docentes Alberto Guerra, Amanda Machado e pelo coordenador do curso, Ricardo Crochet. A revista contempla os trabalhos que se destacaram na conclusão dos respectivos períodos durante o segundo semestre desse ano e busca sintetizar o conhecimento interdisciplinar formal dos alunos.

O coordenador Ricardo Crochet considera que a revista é um instrumento que sintetiza bem a proposta do projeto integrador de cada período. Segundo ele, publicação é uma valorização do trabalho desenvolvido pelos estudantes ao longo do semestre e é interpretada como um dos momentos de aprendizagem do curso. O professor Alberto Guerra também destaca a relevância da revista para documentar os projetos dos alunos e diz que “foi muito importante poder vivenciar a dedicação de todos para a consolidação dessa iniciativa”.

Filipe Siqueira, aluno do 9º período, participou da elaboração do design da PromenARQ e afirma que a experiência foi muito gratificante principalmente por se tratar de um projeto que se repetirá a cada semestre. “Os próximos executores irão ver a qualidade do trabalho e dar continuidade. É importante também porque a revista servirá como portfólio e assim todos podem ver a qualidade do trabalho desempenhado pelos alunos e professores do curso aqui no Unileste”. Confira a revista no link.

Oficina de Presépios

Outra atividade de destaque da Semana foi a criação do Presépio Unileste – Tempos de Tolerância, realizada em parceria com a Pastoral Universitária. A proposta da iniciativa era a criação do Presépio, com enfoque natalino na união das diferenças em prol do amor.

O espaço elaborado, exposto em frente ao restaurante no campus de Coronel Fabriciano, remete à junção de referências arquitetônicas da arte católica e a forma de uma capela, que centraliza a narrativa nos três magos, além de inserir no percurso outras figuras natalinas em mesclagem com as luzes que os levam até Jesus.

O aluno do 6º período, Nicolas Jean Castro Araújo, entende uma das etapas mais importantes na elaboração do projeto do Presépio foi realizá-lo utilizando elementos e ideias específicas da identidade do curso de Arquitetura e Urbanismo. “Nós gostamos muito de ter esse espaço e foi fundamental o apoio recebido pela instituição, que deu um gás a mais para executarmos a proposta. Foi muito gratificante, espero que a oportunidade possa se repetir novamente”, afirma.