Estudantes da Pós em Engenharia de Segurança do Trabalho defendem Trabalhos de Conclusão de Curso
Publicado em 17/12/2018

Estudantes do programa de Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho do Unileste defenderam, em banca, a qualificação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) como requisito indispensável para obtenção do título de pós-graduação. As apresentações ocorreram nos dias 7, 14 e 19 de dezembro, no campus Ipatinga.

As produções científicas foram pautadas em análise da dinâmica real do trabalho, representando o produto final de pesquisas realizadas durante o curso, que tiveram como eixo central a segurança e saúde do trabalhador. As etapas iniciais incluíram a seleção dos temas, alinhamento da questão problema, objetivos, justificativa e procedimentos metodológicos através da orientação do professor especialista na área de estudo.

“Após a aprovação da produção escrita pelo orientador, os estudantes realizaram a defesa através da exposição oral”, explica a coordenadora do curso professora doutora Marluce Teixeira Andrade Queiroz. A docente ainda reitera que “no momento da defesa do artigo científico, fica presente uma banca avaliadora formada por dois professores do curso e um examinador externo”, explica. Nesse quesito, colaboraram nesses processos especialistas que atuam em empresas regionais, como a engenheira da Prefeitura Municipal de Ipatinga, Rayssa Telles, o engenheiro da Clínica Trabalho e Saúde, Edvaldo Santos Sabino, e o coordenador geral do CREA Jr., o engenheiro Blander Roger Couto Narciso.

Segundo Marluce, os trabalhos dos concluintes perpassaram por temas atuais, como: eSocial, Primeiros Socorros, Ruído na Construção Civil, Iluminância, Riscos Mecânicos, Vibrações, dentre outros relevantes para a segurança do trabalho com rigor metodológico, evidenciando o comprometimento dos professores orientadores e orientados.


© 2018 UNILESTE - Todos os direitos reservados

Campus Coronel Fabriciano: Av. Tancredo Neves, 3500, B. Universitário, 35170-056 - (31) 3846-5500
Campus Ipatinga: Rua Bárbara Heliodora, 725, Bom Retiro, 35160-215 - (31) 3846-5500