Curso de Direito do Unileste obtém nota máxima pelo Ministério da Educação
Publicado em 18/12/2018

O curso de Direito, campus Ipatinga, do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), obteve nota cinco no reconhecimento prestado pelo Ministério da Educação (MEC). O resultado foi divulgado após visita in loco no início do mês de dezembro, realizada pelo MEC, para aferição das informações providas pela Instituição, que culminou em nota de excelência junto ao Conceito de Curso (CC).

Para o reitor do Unileste, Genésio Zeferino da Silva Filho, a excelência do curso transparece principalmente quando são evidenciadas as suas ações e características diferenciadas. “O reconhecimento comprova a qualificação do corpo docente e nos mostra que estamos no caminho certo ao proporcionar, a cada estudante, um alinhamento entre teoria e prática e ao investir em uma formação pautada por valores éticos e com foco na responsabilidade social, principalmente através do uso de temas transversais e atividades exercidas (acesso à justiça) dentro do Núcleo de Práticas Jurídicas e Judiciárias (NPJJ)”, afirma.

Com as atividades iniciadas no segundo semestre de 2015, o curso de Direito do campus Ipatinga começou com a mesma proposta pedagógica do curso do campus Coronel Fabriciano, aberto desde 2003 na Instituição. Para o coordenador do curso, Wallace Carvalho, o Projeto Pedagógico reflete “a vocação do Unileste em construir uma sociedade mais justa e ética, bem como a preocupação de promover o desenvolvimento regional, trabalhando em prol da formação de pessoas que possam influenciar de forma decisiva no processo desenvolvimentista da Região Metropolitana do Vale do Aço".

A aluna do 7º período, Raquel Almeida, enaltece o corpo docente, a estrutura e as metodologias de ensino oferecidas pelo curso de Direito do Unileste. “Temos professores fantásticos, um acervo físico e digital de bibliotecas extraordinário e o Núcleo de Práticas Jurídicas, que permite aos alunos experimentarem o dia a dia da profissão - aproximando o mundo acadêmico do mercado de trabalho”, afirma.

Além da nota máxima garantida junto ao Ministério da Educação, o curso de Direito do Unileste também vem se destacando na Região Metropolitana do Vale do Aço quando o assunto é resultado do exame da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB. O curso mantém o melhor índice de aprovação na Região, pela oitava vez consecutiva.

Avaliação do MEC

O reconhecimento dos cursos de graduação é uma das formas de controlar a qualidade da oferta universitária no Brasil, que vem crescendo nos últimos anos, e possibilitar a emissão de diplomas aos graduados. Cada curso autorizado deve passar por avaliações periódicas de reconhecimento para dar continuidade à oferta do curso.

A etapa de reconhecimento consiste na designação, por parte do Ministério da Educação, de uma comissão encarregada de fazer uma visita à Instituição de Ensino para verificar e avaliar questões como a organização didático-pedagógica, instalações, corpo docente e técnico-administrativo. Os cursos reconhecidos com nota máxima representam a excelência em termos de proposta de ensino e de condições de aprendizagem oferecidas aos alunos.