Egresso do Unileste é aprovado em concurso para juiz
Publicado em 28/01/2019

O egresso do Unileste, Walace Heleno Miranda de Alvarenga, foi aprovado em 3º lugar no I Concurso Público Nacional Unificado para a Magistratura Federal do Trabalho. A história de Walace na Instituição começou em 2004, quando foi aprovado em primeiro lugar no vestibular para o curso de Direito. Mesmo antes de concluir sua graduação, o futuro juiz prestou o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e obteve a aprovação, o que o permitiu exercer a advocacia logo depois de formado.

Três anos depois, em 2013, Walace retornou ao Centro Universitário, desta vez como docente. Durante os semestres em que foi professor no Unileste, ele lecionou as disciplinas “Direito do Trabalho” e “Direito Processual Civil”, tanto para alunos do curso de Direito quanto para de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Civil e Tecnologia em Soldagem.

Walace considera que o nível de excelência que o Unileste possui entre as Instituições de ensino superior da região reflete diretamente no prestígio que o mercado de trabalho confere aos seus egressos. Além disso, ele ressalta o comprometimento do Centro Universitário em oportunizar o acesso da população à educação de excelência, por meio de programas sociais e parcerias, como PROUNI e FIES, em que Walace foi beneficiado.

“A notória seriedade e didática dos professores do Unileste na condução das aulas e na formação humanística dos alunos e o imprescindível acesso a bolsas de ensino que a instituição proporciona, uma vez que fui estudante bolsista, foram fatores determinantes na minha escolha para graduação”.

O egresso relembra a influência de seu pai em seu sonho de se tornar advogado e a satisfação em ter concluído o curso de graduação. “Em razão de minha origem familiar humilde, ter conseguido ingressar em uma faculdade já foi um feito extraordinário. Ao longo do curso, encantei-me com o magistério superior e trouxe mais esse sonho como meta de realização em minha vida”, afirma.

Docente

Em relação à oportunidade de retornar ao Centro Universitário como docente, Walace considera que ser um dos primeiros graduados do curso de Direito a voltar à Instituição como professor foi a verdadeira realização de um sonho. Segundo ele, foi um privilégio reencontrar antigos mestres que foram inspirações na época em que era aluno.

“O comprometimento ético e a dedicação dos professores da Instituição para a formação de seus discentes, sempre na mescla do conhecimento teórico com a prática profissional, foi a pedra angular para a minha formação acadêmica e, por consequência, profissional. Inclusive, foi a motivação ímpar para que eu pudesse sonhar com o meu retorno na condição de docente”, ressalta.

Objetivos

Enquanto exercia a advocacia, Walace afirma ter sempre admirado o cargo de Juiz em função do importante trabalho desempenhado em prol da sociedade. De acordo com o egresso, varias carreiras da magistratura foram estudadas até se afeiçoar com a trabalhista, devido a natureza social dos conflitos solucionados por ela.

Quando perguntado sobre a fórmula para o sucesso quando o assunto é concurso, Walace afirma que não há um método específico. “O conhecimento é amadurecido no decorrer da preparação. A dica que eu deixo para os que almejam um cargo público é que não se encantem apenas por altos salários, status, estabilidade, prestígio social, etc. Estudem previamente as carreiras que desejam e perseverem até a aprovação”.


© 2018 UNILESTE - Todos os direitos reservados

Campus Coronel Fabriciano: Av. Tancredo Neves, 3500, B. Universitário, 35170-056 - (31) 3846-5500
Campus Ipatinga: Rua Bárbara Heliodora, 725, Bom Retiro, 35160-215 - (31) 3846-5500