Unileste realiza Celebração em homenagem às vítimas em Brumadinho
Publicado em 30/01/2019

O Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) realiza, hoje (31), às 19h, uma Celebração em Solidariedade às vítimas do ocorrido na última sexta (25), em Brumadinho (MG). O encontro religioso será aberto ao público e acontecerá na rua principal do campus de Coronel Fabriciano do Unileste (próxima ao Bloco B).

No final da última semana, o Brasil e o mundo foram surpreendidos com o rompimento da barragem na cidade localizada na região metropolitana de Belo Horizonte (MG). O acidente, causada por uma avalanche de lama e rejeitos de mineração, devastou parte da cidade e causou, até o momento, 99 mortes confirmadas e o desaparecimento de 259 pessoas.

O Unileste entende que em um momento de consternação e de tristeza como esse, a homenagem se faz necessária por se tratar de uma oportunidade de apoio fraterno. O Padre Geraldo Ildeo Franco, que comandará a celebração, convoca toda a comunidade, alunos, docentes e colaboradores da Instituição para estarem juntos neste momento de dor e aflição. “Convido todos para pedirem perdão àquelas pessoas que morreram e deixaram famílias no luto, exigindo justiça e consciência para que tragédias como essa não voltem a acontecer”.

O rompimento da barragem

Pouco mais de três anos após o rompimento da barragem da Samarco, em Mariana, (MG), o país sente novamente a dor da devastação causada por um desastre humano e ambiental. Foram quase treze milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério liberados da barragem Mina do Feijão, em Brumadinho (MG). A lama atingiu comunidades locais, provocando vítimas fatais e deixando centenas de desaparecidos.