Aluna do curso de Engenharia Química do Unileste apresenta trabalho no CONEEQ
Publicado em 08/02/2019

A aluna Izabella Wyne, do curso de Engenharia Química apresentou, na última semana, o artigo “Métodos analíticos para controle da qualidade do biodiesel” no XXVIII Congresso Nacional dos Estudantes de Engenharia Química (CONEEQ). O CONEEQ deste ano foi realizado na cidade do Rio de Janeiro, com o tema "Tecnologias 100% Brasileiras: Nossa Ciência Vale a Pena", cujo objetivo foi promover o debate sobre a valorização da ciência e tecnologia nacionais entre os estudantes de Engenharia Química de todo o país.

O trabalho é fruto do projeto de iniciação científica elaborado pela aluna com a orientação do coordenador do curso Leonardo Ramos Lima e do professor Ricardo França, que analisa a qualidade da produção de biodiesel, utilizando metodologias descritas na V Farmacopeia Brasileira.

O artigo ressalta que, para a produção de qualidade, é necessário estabelecer padrões, fixando teores limites dos contaminantes que não venha a prejudicar a qualidade das emissões da queima, bem como o desempenho, a integridade do motor e a segurança no transporte e manuseio do biocombustível.

Izabella afirma que o incentivo, orientação e apoio da comunidade acadêmica do Unileste foram fundamentais para a sua participação no evento. “O CONEEQ reúne estudantes de Engenharia Química de todo o Brasil, onde é possível apresentar os trabalhos feitos nos projetos de Iniciação Científica, participar de palestras, minicursos e workshops como também fazer visitas técnicas na cidade. Foi uma excelente oportunidade de atualização e interação com o curso”, aponta.