Unileste promove ações em defesa dos direitos das mulheres
Publicado em 12/03/2019

Mais do que celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado mundialmente no dia 8 de março, o Unileste propõe a reflexão sobre a reinvindicação das mulheres por direitos civis, econômicos, políticos e sociais, dando outro significado à data: resistência e luta. Ao longo de todo o ano letivo, a Instituição propõe ações culturais, de educação e saúde com a comunidade acadêmica e externa a fim de evidenciar o protagonismo feminino e legitimar as lutas por igualdade e respeito.

Nos dias 14 e 21 de março, o curso de Fisioterapia promove roda de conversa e saúde sobre incontinência urinária nos campi de Ipatinga e Coronel Fabriciano, respectivamente. A atividade tem a intenção de sensibilizar o publico para a patologia, alertando para modos de identificar o problema, tratamentos apropriados e impactos negativos na qualidade de vida, assim como a prevenção. A data foi escolhida devido ao Dia Internacional da Incontinência Urinária, lembrada no dia 14 de março.

No campus Ipatinga, a ação será realizada na sala D 205, a partir das 15h. No campus Coronel Fabriciano, a roda de conversa tem início às 18h, na Sala de Inovação, localizada no Bloco A. O curso também promove, nos dias 18 e 19 de março, o “Café com elas”. O café da manhã compartilhado, entre as funcionárias e equipe de fisioterapia de unidades básicas de saúde, irá abordar a legislação do feminicídio no Brasil. O primeiro dia do café será realizado na unidade de saúde do bairro Bom Retiro e o do dia 19, na comunidade Mangueiras. Já o curso de Enfermagem realizará no dia 15 de março, ação educativa sobre a saúde da mulher nas unidades de saúde dos bairros Bethânia e Bom Jardim.

Mesas-redondas

No dia 19 de março, a partir das 19h, a Escola de Ciências Sociais e Aplicadas do Unileste promove o debate com tema “Mulheres e cidadania: trajetória, conquistas e realidades”, no Teatro João Paulo II. Além do debate, serão apresentados intervenções culturais e documentários sobre o assunto. E no dia 20, o curso de Psicologia realiza a mesa-redonda “Discriminação racial e a violência contra a mulher por uma política de enfrentamento à mulher negra”, a partir das 19h, no Teatro João Paulo II.

O Unileste reafirma que a luta pela igualdade de gênero, respeito e o combate a todo o tipo de violência serão sempre discutidos pela comunidade acadêmica. Por isso, informações de ações e projetos com foco na mulher serão sempre compartilhadas, a partir de agora, com toda a comunidade acadêmica e externa sempre acompanhadas da #IgualdadeTodosOsDias.

Clique aqui e leia na íntegra o manifesto da Instituição, divulgado no dia 8 de março de 2019, sobre o Dia Internacional da Mulher.