Unileste recebe Comissão Avaliadora do MEC para recredenciamento da Instituição
Publicado em 13/03/2019

Nos dias 11, 12 e 13 de março, o Unileste recebeu a Comissão de Avaliação do Ministério da Educação (MEC) para o recredenciamento da Instituição. Durante a visita, os avaliadores puderam conhecer a infraestrutura física, os projetos acadêmicos gerais e específicos e também o corpo docente, técnico e discente do Centro Universitário.

Entre os eixos destacados para a avaliação estão: o planejamento e avaliação institucional, o desenvolvimento institucional, as políticas acadêmicas, as políticas de gestão e a infraestrutura. Após a conclusão do relatório, que deve ser divulgado pelo órgão federal ainda neste mês, será concedida, pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), uma nota para cada eixo, que varia de 1 a 5.

Neste relatório serão apresentados os pontos a serem melhorados e os pontos positivos e fortes da Instituição, além da nota geral que a universidade recebe, chamada de Conceito Institucional (CI), uma média aritmética de cada eixo. A nota também varia de 1 a 5, sendo a nota 5 concedida às IES que comprovarem elevada qualidade no ensino, inserção de práticas investigativas na própria atividade didática e constante aperfeiçoamento e atualização do corpo docente.

Objetivo

A avaliação do MEC tem por objetivo verificar se as instituições atendem aos padrões necessários para a oferta de um ensino de qualidade e oferecem as condições mínimas estabelecidas para sua inclusão no tipo de estabelecimento no qual estão classificadas: universidade, centro universitário, faculdades, institutos e escolas superiores.