Docente do Unileste palestra no 6º Congresso Mineiro de Fisioterapia
Publicado em 08/04/2019

Docente do Curso de Fisioterapia do do Unileste, professora Cinthia Kelly Campos de Oliveira Sabadini, proferirá a palestra sobre “Fisioterapia Respiratória nos Distúrbios Neuromusculares” no 6º Congresso Mineiro de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e em Terapia Intensiva, que ocorrerá em Governador Valadares nos dias 12 e 13 de abril. O último evento foi sediado no Unileste, no ano de 2016.

O evento é uma realização da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR), regional Minas Gerais. A programação contará com cursos e conferências de temas variados nas áreas da Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva. De acordo com a docente Cinthia Sabadini, esse evento “será um momento oportuno para troca de experiências, atualização dos conhecimentos e estreitamento de laços profissionais, além de propiciar aos congressistas a oportunidade de conhecer as pesquisas e os trabalhos desenvolvidos pelos profissionais da área”, afirma.

O tema proposto pela sua palestra foi escolhido diante da prática vivenciada nos Estágios Supervisionados em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Hospitalar do Unileste, conforme estabelecido pela matriz curricular do curso. Segundo a professora, a graduação em Fisioterapia “enfatiza sobre a avaliação holística do paciente, atentando-se às disfunções apresentadas, e não a doença em si, conforme preconizado pela CIF - Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, modelo atual usado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para saúde e incapacidade”, conclui. A pesquisadora ainda reitera que os pacientes que apresentam disfunções neuromusculares, muitas vezes possuem alterações posturais, fraqueza da musculatura respiratória, déficit da expansibilidade torácica e reflexo de tosse diminuído, o que favorece as infecções frequentes do sistema respiratório, acúmulo de secreção pulmonar, hipoxemia, hipercapnia e distúrbios do sono, além de interferir diretamente na mobilidade diária, independência funcional e na qualidade de vida.

Clique aqui e confira a programação completa do Congresso


© 2018 UNILESTE - Todos os direitos reservados

Campus Coronel Fabriciano: Av. Tancredo Neves, 3500, B. Universitário, 35170-056 - (31) 3846-5500
Campus Ipatinga: Rua Bárbara Heliodora, 725, Bom Retiro, 35160-215 - (31) 3846-5500