Fórum da RMVA realiza oficina sobre empregabilidade para Pessoas com Deficiência (PCDs)
Publicado em 10/04/2019

O Fórum de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Colar Metropolitano do Vale do Aço realiza no dia 11 de abril Encontro de Profissionais com Deficiência, Atuantes no Mercado de Trabalho. O evento irá ocorrer das 13h30 às 17h30, no campus Coronel Fabriciano do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), no Auditório Padres do Trabalho.

Gratuito e aberto ao público, a iniciativa propõe estabelecer aproximação com as Pessoas com Deficiência da região que estão inseridas no mercado de trabalho, e conhecer suas experiências, limites e possiblidades. A ação dá continuidade ao encontro realizado com as equipes de Recursos Humanos, no de 2018, a qual trouxe um novo olhar sobre o trabalho e a reafirmação da necessidade e importância das atuações do Fórum em parceria com as empresas da RMVA. Para participar do encontro, os interessados devem fazer inscrição preenchendo o formulário online disponível no link http://bit.ly/2D6tdnk.

Segundo o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui mais de 45 milhões de Pessoas com Deficiência (PCDs), cerca de 24% da população. Porém, no mercado de trabalho, essas pessoas representam apenas 0,9% do total de carteiras assinadas no país.  

O Fórum

O Fórum de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Colar Metropolitano do Vale do Aço tem como princípio fundamental a defesa dos direitos da dignidade das pessoas com deficiência e luta para que elas tenham direito à participação na sociedade em condições de igualdade de oportunidades com os demais cidadãos.

Em 2018, o Fórum elegeu o tema da Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho como prioritário em meio a tantos outros, em função de reconhecer a importância do trabalho para a dignificação da pessoa no seu sentido mais amplo. Em seu planejamento, o Fórum vem realizando ações junto às empresas na perspectiva de contribuir para a superação dos limites e avançar nas possibilidades para a efetivação deste direito.

O Unileste, por meio de seu Núcleo de Educação Inclusiva (Nei), apoia o Fórum a fim de ampliar as discussões no meio acadêmico e social sobre os direitos e a igualdade de oportunidades da pessoa com deficiência.

Serviço
Atividade:
Encontro de Profissionais com Deficiência atuantes no Mercado de Trabalho
Data: 11 de Abril (quinta-feira)
Horário: das 13h30 às 17h30
Local: Unileste, campus Coronel Fabriciano – Auditório Padres do Trabalho

Programação:
13h30 – Abertura
13h45 – Apresentação do Fórum e das propostas de trabalho
14h15 – Esclarecimentos de dúvidas
14h30 – Oficina: Empregabilidade para as PCDs: desafios e conquistas
16h15 – Plenária
17h – Encerramento


© 2018 UNILESTE - Todos os direitos reservados

Campus Coronel Fabriciano: Av. Tancredo Neves, 3500, B. Universitário, 35170-056 - (31) 3846-5500
Campus Ipatinga: Rua Bárbara Heliodora, 725, Bom Retiro, 35160-215 - (31) 3846-5500