Medicina Veterinária inicia projeto de Terapia Assistida por Animais (TAA): Amor Terapia
Publicado em 15/04/2019

No último sábado (13), o curso de Medicina Veterinária do Unileste deu início aos treinamentos com os animais do projeto de extensão Amor Terapia – utilização do potencial animal em prol da saúde humana. As atividades iniciais ocorreram nos gramados do campus Ipatinga do Centro Universitário.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Maria Cláudia M. Guerra Miranda, os estudantes do curso tiveram a oportunidade de interagir com os animais, estabelecer vínculo e formar as equipes de trabalho. Durante a programação foram repassadas também orientações gerais, início dos treinamentos com os estudantes-guias e procedimentos de higiene e protocolo. “Foi um primeiro encontro lindo. Superou as nossas expectativas. Estávamos ansiosos para saber se iria dar certo, e deu muito certo”, comemora Maria Cláudia.

O projeto

O Amor Terapia, é voltado para a Terapia Assistida por Animais (TAA), tem o objetivo de promover o desenvolvimento físico, psíquico, cognitivo e social dos pacientes por meio do auxílio animal. A Terapia é mais um complemento, uma nova linha de pesquisa em atenção à diversidade para melhorar a qualidade de vida das pessoas, sem deixar os tratamentos convencionais de lado.

A TAA exige um acompanhamento de profissionais da área da saúde como fisioterapeutas, psicólogos, médicos, dentre outros, que utilizam os animais como parte do tratamento. É um processo terapêutico formal com procedimentos e metodologia, amplamente documentado, planejado e tabulado. A fisioterapia assistida por cães e gatos consiste na introdução do animal no processo de tratamento individual ou em grupo. E mostra-se como um bom instrumento terapêutico a ser trabalhado.

Confira as equipes do Projeto:

Cadela: Meline (labrador, cor palha)
Estudante: Lilia Kauane

Cão: GG (rottweiler)
Estudante: Cybelle Rabelo

Cadela: Abby (boxer)
Estudante: Ariane de Castro Gomes

Cão: McGee (buldogue francês)
Estudante: Anelise Isabelle

Cadela: Serena (SRD)
Estudante: Natália Moreira Campos

Gato: Edmilson Fiapo (SRD)