Unileste participa da 17ª Semana de Museus
Publicado em 10/05/2019

O Museu Padre Joseph Cornélius Marie De Man é uma das 1.144 instituições de cultura de todo o país, participantes da 17ª Semana Nacional de Museus, que ocorre de 13 a 17 de maio. Nesse período, mais de 3 mil atividades especiais serão realizadas nesses espaços, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes, entre outros. O evento, realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e o Ministério da Cultura, é aberto a escolas da região e ao público interessado.

O tema desta edição, “Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições” propõe debate sobre o papel dos museus como centros emanadores e receptores de práticas, costumes e pensamentos da nossa cultura. O Museu do Centro Universitário dá foco à história do fundador da instituição, Joseph Cornélius Maria De Man, o padre alemão que contribuiu para a ascensão social e econômica do Vale do Aço, assim como curiosidades da região.

Integrando a 17ª Semana de Museus, o Unileste promove, na próxima semana, uma programação especial que visa proporcionar uma maior aproximação do Museu com a comunidade interna e externa. Já na segunda-feira (13), às 14h30, acontece a oficina “Princípios básicos de conservação e restauração de fotografias?”, conduzida pela historiadora e técnica em conservação e restauro Valessa Costa Soares, que também irá ministrar a palestra de abertura, intitulada “A importância das memórias e o valor do patrimônio cultural”, juntamente da docente do Unileste, Vanessa Costa Soares. O encontro acontecerá às 19h no Auditório Padres do Trabalho.

No dia seguinte, das 7h às 16h, acontecerá a Ação Educativa: concurso de redação e desenhos no Colégio Padre de Man. E na quarta-feira (15), o curso de Ciências Biológicas do Unileste promoverá a Tarde com a Biologia, das 14h à 17h, no Museu Padre De Man. Na quinta (16), o professor do Unileste, Rodrigo Cristiano, participará do Café Cinematográfico – evento que exibirá o filme Aquarius, às 19h, na Sala de Vídeo do Museu.

Entre os dias 14 e 17/05, a Semana promove também a visita orientada referente ao projeto Portas Abertas, nos períodos da manhã e da tarde. A iniciativa é um programa de visitas guiadas em que escolas da região realizam visitas e são recepcionados nos campi do Unileste. Nesses encontros, os estudantes têm acesso a atividades nos laboratórios, museu, teatro, espaços de convivência, estudos e pesquisas desenvolvidas pelo Centro Universitário.