Alunos do curso de Psicologia do Unileste participam de Colóquio Internacional
Publicado em 14/05/2019

Alunos do curso de Psicologia do Unileste participaram, nos dias 9 e 10 de maio, do “I Colóquio Internacional de Psicanálise e Psicopatologia Lacanianas: Impasses e soluções”, realizado na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.

O evento contou com a presença de psicólogos, psiquiatras e psicanalistas, doutores e pós-doutores, professores da UFMG e da PUC-Minas, bem como profissionais do Instituto Raul Soares e membros da Associação Mundial de Psicanálise. O Colóquio também recebeu o professor de Psicanálise da Université Paris 8 reconhecido internacionalmente, Fabián Fajnwaks.

Dentre outros temas, foram abordados durante o evento: a Psicopatologia lacaniana - classes e inclassificáveis; Existe a saúde mental?; Sobre o grão de loucura que habita cada um de nós; Das histéricas freudianas às histéricas lacanianas e Despatologizar a transexualidade.

A docente, Loren Costa, que acompanhou os estudantes durante a visita, considera a presença no Colóquio uma oportunidade de agregar ao conteúdo trabalhado pela disciplina em sala. “O Colóquio é relevante não apenas para capacitar o aluno a pensar o diagnóstico e a loucura numa perspectiva contemporânea, como também, pelo viés da psicanálise, para agregar conhecimento sobre a prática clínica com seus impasses e suas saídas”.