Curso de Fisioterapia realiza atividades com alunos do Ensino Fundamental da região
Publicado em 10/06/2019

O Estágio Supervisionado do curso de Fisioterapia do Unileste, na área de Saúde Coletiva, em articulação com o projeto de extensão “Alfabetização em Saúde” vem desenvolvendo projetos em parceria com Escolas da região do Vale do Aço. O objetivo da iniciativa é promover a alfabetização em saúde atuando por meio de metodologia didática específica para educar, demonstrar e estimular a assimilação de práticas saudáveis.

Recentemente, foram desenvolvidos projetos em parceria com a Escola Estadual Dr. Ovídio de Andrade, localizada no Bom Retiro, em Ipatinga, e com Escola Municipal Vereador Nicanor Ataíde, de Coronel Fabriciano. A ação beneficiou mais de 100 crianças do ensino fundamental, com a realização das atividades “Escola de Postura” e a “Escola do Movimento Humano”.

Durante a iniciativa, sob orientação da docente Mary Lee dos Santos, os estagiários do curso de Fisioterapia interagem com as crianças em suas escolas, por quatro semanas, no horário das aulas regulares. As atividades propostas são associadas ao ensino de ciências e promovem informações teórico-práticas sobre anatomia, fisiologia, e funcionamento da coluna vertebral e a produção do movimento humano, relacionando os conhecimentos com a vivência diária e escolar dos alunos.

As crianças aprendem sobre controle motor, equilíbrio, posturas e hábitos saudáveis de forma lúdica, realizam experiências e praticam exercícios físicos para entender o movimento e as posturas. Ao final, é realizada visita guiada ao campus de Ipatinga do Unileste, onde as crianças assistem a vídeos educativos, têm aula no laboratório de anatomia, realizam atividades no salão espelhado e recebem certificado de participação no projeto, durante um lanche festivo.

A iniciativa

A Saúde Coletiva é um campo propício para a realização de projetos que articulam a universidade e comunidade. A utilização dos recursos e estrutura acadêmicos é uma associação virtuosa, que enriquece essa experiência e traz benefícios para a formação dos futuros profissionais e para os participantes.


© 2018 UNILESTE - Todos os direitos reservados

Campus Coronel Fabriciano: Av. Tancredo Neves, 3500, B. Universitário, 35170-056 - (31) 3846-5500
Campus Ipatinga: Rua Bárbara Heliodora, 725, Bom Retiro, 35160-215 - (31) 3846-5500