Unileste promove 2º Seminário da pós em Gestão da Manutenção
Publicado em 10/06/2019

Entre os dias 7 e 8 de junho, o Unileste promoveu o 2º Seminário do Curso de Especialização em Gestão da Manutenção, no campus Coronel Fabriciano. Desenvolvido em parceria com a Universidade Corporativa Usiminas, a especialização procurou atender às demandas da empresa de capacitar engenheiros da área de manutenção e apresentar as melhores práticas dentro da cadeia produtiva.

Estiveram presentes durante as apresentações dos trabalhos o reitor do Unileste, Dr. Genésio Zeferino, o pró-reitor acadêmico, Dr. Marcelo Vieira Corrêa, a coordenadora dos cursos lato sensu/ do Unileste, Marley Alvim, o coordenador do curso de pós-graduação em Gestão da Manutenção, Márcio Alexandre Alves e demais professores, e o diretor corporativo de Manutenção da Usiminas, José Luis Llanos.

Segundo o diretor da Usiminas, José Luis Llanos, investir no desenvolvimento dos colaboradores da empresa é um trabalho de longo prazo, e que irá promover benefícios para a Instituição. “Hoje, pela primeira vez na história da Usiminas, vamos ter 25 pós-graduados em Gestão da Manutenção. Estamos com muita esperança de que esse investimento feito pela empresa irá ajudar a manter e levar a Usiminas ao patamar que desejamos” afirma.

O diretor ainda acrescenta que, no início do projeto de capacitação, era necessária uma instituição parceira, com grande representatividade educacional e com sentimento do Vale do Aço. “Nesses aspectos o Unileste é referência. Por isso, em todo o momento tínhamos a certeza de que esse projeto daria certo. Podemos dizer que estamos chegando à conclusão da primeira turma e já temos definido e planejado o início da segunda turma. Ou seja, o projeto vai continuar para nunca mais vai parar”, finaliza.

Para o reitor do Unileste, Genésio Zeferino, a parceria é uma oportunidade importante para o mercado, no que diz respeito aos processos de informação e qualificação dos profissionais da Região: “Continuaremos com foco em fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para ofertar as melhores condições de aprendizagem. É fundamental essa parceria entre a academia e o mercado de trabalho, pois o aperfeiçoamento profissional e desenvolvimento de carreira são contínuos. Nunca paramos de aprender".

Com a participação de 25 estudantes, a pós-graduação abordou, de forma eficiente, assuntos pertinentes à manutenção, como: gestão, planejamento, controle, otimização e organização de processos, custos e recursos. Com uma montagem customizada, a proposta trouxe os principais desafios da área de manutenção, focando nas melhores práticas, com um corpo docente diferenciado e com bagagem significativa no mercado corporativo nacional e internacional. Além disso, a especialização permitiu a troca entre os profissionais da Região, já que o curso agregou engenheiros de outras corporações.