Curso de Pedagogia apresenta trabalhos em Simpósio Nacional Sobre Cultura Escrita Digital
Publicado em 11/06/2019

Estudantes do curso de Pedagogia do Unileste apresentam trabalhos o 1º Simpósio Nacional Sobre Cultura Escrita Digital, promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita Digital/NEPCED/CEALE e realizado nos dias 11 e 12 de junho na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Nesta primeira edição, o evento tem como tema Conectando Redes de Conhecimento sobre Leitura e Escrita Digital e objetiva reunir pesquisadores, estudantes, professores da Educação Básica e desenvolvedores de materiais digitais de leitura e de escrita, a fim de fomentar o debate teórico e metodológico para o ensino da leitura e da escrita na cultura digital.

Duas pesquisas desenvolvidas no Unileste serão apresentadas, são elas: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação Superior Inclusiva do Vale do Aço: na perspectiva de alunos com deficiência, de autoria de Rafaela Luz Araújo; e Cultura Digital no Processo de Formação Docente, da estudante Talita de Moraes Silva. Os dois trabalhos foram desenvolvidos sob a orientação da professora e coordenadora do curso de Pedagogia, Maria Aparecida de Faria Gomes.

A proposta do evento vem da demanda de um espaço para o diálogo entre pesquisadores e profissionais de áreas diversas para falar sobre a cultura escrita digital. Pensando nisso, o Simpósio tem o intuito de promover esclarecimentos e compartilhar conhecimentos sobre as práticas de letramento digital. Para tanto, além das conferências, estão programadas sessões de comunicação oral: apresentação de trabalhos de pesquisas e relatos de experiências de professores(as), assim como workshops de inovações.