Centro Universitário promove 12ª edição do OsCalouros nesta sexta (14)
Publicado em 12/06/2019

Os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Unileste realizam, na próxima sexta-feira (14), a 12ª edição do “Os Calouros”. A iniciativa, que acontece a partir das 19h no Auditório Sr. Zezinho em Coronel Fabriciano, é aberta ao público e apresenta as produções audiovisuais desenvolvidas pelos estudantes do primeiro período dos cursos.

Os curtas-metragens são resultados dos projetos integradores referentes às disciplinas de Linguagem Cinematográfica, Artes Cênicas, Informática Aplicada à Comunicação Visual e Fundamentos da Comunicação. Os alunos são responsáveis pela criação do roteiro, filmagem e edição do conteúdo, sendo que o produto final será exibido durante o “OsCalouros”.

O tema desta edição é “tabu”, termo que se refere a temas polêmicos, geralmente marginalizados pela sociedade. Durante o evento, profissionais da área (de agências de propaganda; produtoras de vídeo, rádio e TV; jornalistas; atores, dentre outros) irão integrar o júri que irá avaliar quatro categorias: melhor filme, ator, atriz e roteiro. Haverá também a escolha pelo melhor filme segundo votação do público presente.

Um dos coordenadores do projeto, o professor William Trevizani afirma que um dos objetivos da iniciativa é iniciar os alunos do primeiro período em um trabalho de cunho pratico e teórico. “Os estudantes passam todo semestre estudando sobre linguagem cinematográfica, comunicação visual e teorias da comunicação e essa é a oportunidade para aplicar tais conhecimentos”, pontua.

Segundo o coordenador dos cursos, Alexandre Fabri, o desenvolvimento do Projeto Integrador é o momento do aluno praticar, de forma autônoma, a essência técnica de sua profissão. “Produzir vídeos é uma função que o comunicador deverá dominar por todo o sempre, na sua vida laboral. Aliás, os meios online demandam essa técnica cada vez mais. No OsCalouros, o aluno que tem poucos meses de aula já é chamado a produzir um curta-metragem e muitas produções nos presenteiam positivamente em termos de qualidade”, afirma.