Alunos do Unileste apresentam trabalho em Colóquio SAE Brasil
Publicado em 10/07/2019

O aluno do curso de Engenharia Elétrica do Unileste, Victor Hugo Oliveira, esteve presente no 7º Colloquium SAE BRASIL de Eletroeletrônica Embarcada, realizado em Volta Redonda, no Rio de Janeiro. O estudante apresentou o trabalho “Implementação do Filtro de Kalman em um acelerômetro para otimização da análise do comportamento dinâmico de um veículo de competição Baja SAE” junto do coautor Matheus Miranda, aluno do curso de Engenharia Mecânica.

De acordo com o trabalho desenvolvido, "todo projeto de engenharia deve passar por validações com a finalidade de verificar e ajustar os parâmetros, garantindo assim a maior eficiência do trabalho desenvolvido. O atual modelo dinâmico do Baja é apenas teórico, não levando em consideração as condições não lineares do ambiente em que está inserido, e, portanto, há a necessidade de implementação dos métodos de aquisição dos dados com o menor erro possível, garantindo ajustes dos parâmetros em tempo real levando o protótipo ao seu máximo desempenho".

Segundo Victor, a apresentação como palestrante foi de grande importância para sua vida acadêmica. “Como fomos os únicos estudantes presentes, sentimos grande valorização dos trabalhos desenvolvidos por toda a Equipe Baja Unileste. Ficamos lisonjeados com o convite que foi de grande valia, uma vez que estavam presentes profissionais renomados do ramo automobilístico”.

O estudante completa que eventos desta proporção permitem “uma enorme troca de conhecimentos com profissionais da Indústria Automobilística de vários lugares, promovendo maior integração quanto a visão de cada pessoa sobre a Engenharia e as tecnologias atuais”, afirma.

Baja Unileste

O projeto Baja SAE é desenvolvido como parte de competições entre instituições de Ensino Superior que desafiam estudantes de Engenharia de todo o país ao desenvolvimento real de projetos, visando à aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula para incrementar sua preparação para o mercado de trabalho, já que, ao participar, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto, desde sua concepção e projeto detalhado até a construção. As equipes são formadas por alunos dos diversos cursos de engenharia a fim de representar a Instituição de Ensino Superior ao qual estão ligados.