Estudantes e docentes do curso de Psicologia participam de Mostra de Formação em BH
Publicado em 11/07/2019

Estudantes e docentes do curso de Psicologia do Unileste participaram da I Mostra de Formação em Psicologia: Ensino, Pesquisa e Extensão. O evento, realizado nos dias 5 e 6 de julho em Belo Horizonte, realizou palestras, rodas de conversa temáticas e conferências. Ao todo, foram doze trabalhos apresentados desenvolvidos no Centro Universitário: dez de alunos e dois de egressos.

A aluna Tácila Fernandes, do 7º período, considera que a participação no evento possibilitou espaços de discussões e reflexões acerca das metodologias ativas, dos desafios da docência no ensino superior, da formação em Psicologia, bem como dos contextos históricos e políticos pelos quais essas questões perpassam.

Além de participar enquanto ouvinte, a estudante apresentou dois dos trabalhos realizados por ela na instituição. O primeiro deles, intitulado “Práticas lúdicas e reflexivas como prevenção à violência no contexto escolar”, é referente ao projeto integrador que realizado durante o 6º período em parceria com as alunas Samara Rodrigues, Shalom Martins e Priscila Rodrigues, sob a orientação das professoras Stela Maris Bretas Souza e Aline Cristiane Lemos Ferreira.

O segundo, “A humanização no contexto de reabilitação”, é produto da prática de estágio do 7º período, no Centro Especializado em Reabilitação Física e Visual – CER II, realizado com Shalom Martins, sob a orientação da professora Patrícia Fátima Mendes Guedes. Ainda segundo Tácila, participar da mostra foi “uma experiência muito enriquecedora pois permitiu compartilhar algumas das vivências da minha formação com alunos de graduação, pós-graduação e com profissionais. Foi um prazer representar nosso curso e agradeço aos alunos e professores que contribuíram para isso”.

Outro trabalho apresentado na oportunidade, intitulado “Perfil dos estudantes de psicologia que apresentam dificuldade de leitura”, foi produzido pelos alunos Juscimar Gonçalves e Karine Aparecida Teixeira juntamente da docente, Regina Lúcia de Souza. O artigo reafirma a importância de conhecer o perfil dos estudantes universitários sobre o processo de leitura e ressalta o papel das instituições de ensino superior em promover a qualidade leitora de seus estudantes.

A docente do curso, Stela Maris Bretas, que também esteve presente na Mostra, reforça o sentimento de orgulho ao ver tantos trabalhos aprovados de ensino, pesquisa e extensão. “A sensação de estar contribuindo para formação de psicólogos através de um ensino de qualidade, pautado na ética, na ciência e no compromisso social é incomensurável. Ver a alegria das alunas de poder compartilhar suas experiências e perceber que o trabalho desenvolvido no Unileste é elogiado e reconhecido pelas diversas instituições presentes, só reforça o meu entusiasmo”, finaliza.