Docente do Unileste apresenta trabalho no 10º COBEF
Publicado em 06/08/2019

O docente do curso de Engenharia Mecânica do Unileste, David Johnson Barcelos, está presente no 10º Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação (COBEF), realizado entre os dias 5 e 7 de agosto na cidade de São Carlos, em São Paulo. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) e organizado pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) e UFSCar, em conjunto com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Na oportunidade, o professor apresenta o trabalho Estudo tribológico do revestimento ta-C/DLC sobre o aço AISI 52100 em contato e movimento relativo com esfera de Si3N4.

Segundo David, o artigo realiza o estudo do coeficiente de atrito do revestimento DLC (Diamond-like Carbon) em contato com material cerâmico para avaliar o seu comportamento e compará-lo com o substrato sem revestimento (aço AISI 52100). O comportamento do atrito do filme de DLC, e também do substrato sem revestimento, foram avaliados contra esferas de nitreto de silício (Si3N4) com pressão de contato e movimento relativo em um tribômetro pino sobre disco.

Ainda de acordo o docente, sobre o estudo, os resultados de atrito e desgaste para o filme de ta-C/DLC a seco foram muito significativos, com valores de coeficiente de atrito de 0,03 a 0,05 para alta e baixa carga, respectivamente, indicando também, desgaste abrasivo suave. Já a superfície do substrato metálico obteve valores de coeficiente de atrito maiores para as mesmas condições (entre 0,65 e 0,825) e ainda desgaste severo.

Para o professor, a participação no Congresso está sendo uma experiência “impar” em sua trajetória acadêmica. “Estou conhecendo pessoas de todas as regiões do Brasil, novas culturas e muita colaboração entre professores, estudantes e pesquisadores. São Carlos é uma cidade conhecida por ser um centro tecnológico e o local para sediar a décima edição deste congresso não poderia ter sido melhor”, conclui.

O Congresso

O COBEF tem como missão proporcionar um amplo fórum de discussão dos resultados mais recentes de pesquisas ligadas a tecnologias de fabricação. O evento aborda também áreas temáticas para a indústria de transformação, como conformação, usinagem, manufatura aditiva, Indústria 4.0, metrologia, soldagem, tribologia, fundição e manufatura sustentável.