Centro de Reabilitação do Unileste entrega cadeiras de rodas adaptadas
Publicado em 08/08/2019

O Centro Especializado em Reabilitação Física e Visual – CER II, do Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste), realiza entrega de cadeiras de rodas adaptadas para 70 pessoas com deficiência física das microrregiões de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Caratinga. Os equipamentos de locomoção foram fabricados a partir das medidas e necessidades funcionais de cada paciente.

Segundo o enfermeiro do CER II e responsável pelo acompanhamento das entregas, Diogo Emerick, ter um meio auxiliar de locomoção adequado é essencial para a melhoria da condição da pessoa com deficiência. “Muitas vezes, o paciente compra uma cadeira particular ou a adquire por meio de doação, e quase sempre o equipamento não atende as necessidades funcionais e terapêuticas necessárias. A pessoa acaba ficando mal posicionada, adquire feridas e/ou acaba perdendo a função de alguma musculatura. Por isso, uma cadeira na medida, adaptada, melhora muito a locomoção, funcionalidade e qualidade de vida do cadeirante”, afirma.

As entregas, que iniciaram na segunda-feira (5), se estendem até esta sexta (9) e estão ocorrendo no Campus do Unileste, em Ipatinga. Antes da fabricação das cadeiras, os pacientes passaram por um diagnóstico o qual foi avaliado qual o tipo de cadeira adequado, necessidades específicas para encosto do tronco e cabeça, braços, pés, almofadas, cintos, entre outros. Além disso, a maioria dos equipamentos de locomoção está sendo entregue com mesa para atividades.

 “Nos últimos 90 dias foi feito o processo de pré-fabricação das cadeiras, observando o diagnóstico e medidas de cada paciente. Agora estamos realizando a prova final, direto na espuma, com a PcD. Se observarmos a necessidade de ajustes, fazemos na hora as correções na oficina montada no campus do Unileste, finalizamos a fabricação do equipamento e o CER II realiza a entrega do material”, afirma o técnico em adequação postural, Reinaldo Arcolini Filho.

Kenner de Oliveira Brandão, pai do Samuel Gonçalves Brandão (14 anos), acompanhou os últimos ajustes na cadeira do filho, que possui paralisia cerebral. “Essa cadeira de rodas, feita especialmente para o Samuel, vai dar a ele um conforto maior para alimentação e deslocamento. Além disso, com os estabilizadores adaptados, vai auxiliar também na correção da postura. Antes, a alimentação dele era feita no colo, o que não era ideal, e com a cadeira de rodas e a mesa de atividades vai ficar tudo mais prático e adequado”, observa.

Cadeiras já pré-fabricadas prontas para a prova final com os pacientes

Atendimentos

Para ter acesso aos serviços oferecidos pelo CER II, é preciso solicitar Encaminhamento (residentes de Ipatinga/MG) ou Tratamento Fora de Domicílio - TFD (não residente em Ipatinga – MG) na Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência da pessoa com deficiência; anexar uma cópia de cada documento: certidão de nascimento ou RG, cartão SUS e comprovante de residência; entregar os documentos no Serviço de Autorização Médica (SAM) de Ipatinga – MG ou na Secretaria de Saúde do município. Em seguida, a solicitação é encaminhada ao CER II, o qual agenda e comunica a avaliação do paciente. Após a avaliação, o Centro realiza laudo de solicitação de órteses, próteses e materiais especiais e/ou atendimento terapêutico para autorização e início do tratamento.

O CER II

O Centro Especializado em Reabilitação Física e Visual – CER II, alinhado à Política Nacional de Inclusão da Pessoa com Deficiência e suas Diretrizes, atende gratuitamente pacientes com deficiência físicas, motoras, sensoriais e visuais, encaminhados pelos serviços públicos de saúde de 87 municípios provenientes das microrregiões de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Caratinga. Para as microrregiões de Governador Valadares, Mantena, Resplendor, Santa Maria do Suaçuí e São João Evangelista é ofertado apenas a reabilitação visual.

Os atendimentos terapêuticos e solicitações de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção são prestados e acompanhados por uma equipe multidisciplinar que se dedica à avaliação, prescrição, preparação e tratamento especializado para cada paciente. Entre os serviços oferecidos estão: avaliação e acompanhamento oftalmológico, ortopédico e neurológico; atendimento psicológico; assistência de enfermagem; fisioterapia; fonoaudiologia; treinamento de orientação e mobilidade; terapia ocupacional, concessão e manutenção de tecnologia assistida.

Dessa forma, o CER II contribui para o desenvolvimento de habilidades para que as pessoas com deficiência física e/ou visual adquiram autonomia, independência e melhoria da qualidade de vida. O Centro Especializado está localizado no Unileste, campus Ipatinga: rua Bárbara Heliodora, 725, Bairro Bom Retiro. Para mais informações entre em contato pelo telefone (31) 3846-5585.

 


© 2018 UNILESTE - Todos os direitos reservados

Campus Coronel Fabriciano: Av. Tancredo Neves, 3500, B. Universitário, 35170-056 - (31) 3846-5500
Campus Ipatinga: Rua Bárbara Heliodora, 725, Bom Retiro, 35160-215 - (31) 3846-5500