Núcleo de Prática Jurídica e Judiciária do Unileste oferece orientações gratuitas no OAB na Praça
Publicado em 09/08/2019

Alunos e professores do curso de Direito do Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste) estarão presentes no projeto OAB na Praça, que acontece no próximo sábado (10), das 9h às 13h, na Praça da Estação em Coronel Fabriciano. O projeto é uma iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em parceria com a Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura da cidade.

Os atendimentos oferecidos pelo Unileste serão prestados pelos alunos, do 7º ao 10º período, por meio do Núcleo de Prática Jurídica e Judiciária (NPJJ) da instituição. Na oportunidade, estarão presentes o coordenador do curso de Direito, Wallace Carvalho Costa, a coordenadora do NPJJ, Dahyana Siman, o professor orientador Clênio Ricardo Santos e a advogada do NPJJ, Taiane Martins.

O objetivo do evento é prestar orientação jurídica para comunidade, com especial atenção para população de baixa renda. Durante o OAB na Praça, a população poderá tirar dúvidas relacionadas às seguintes áreas do Direito: Trabalhista, Previdenciário, Criminal, do Consumidor, Cível e da Família.

Para o coordenador do curso, a iniciativa possui grande relevância social ao promover um dia de ações de cidadania voltado a toda população. “Infelizmente, hoje nós temos uma comunidade carente com muitos problemas jurídicos e muitas das vezes sem saber a quem recorrer. Nossa instituição, dentro dos processos de formação profissional, oferece essa oportunidade de esclarecimento de dúvidas e de eventuais direcionamentos”, afirma Wallace.

O docente Clênio Ricardo ressalta a sintonia do Unileste com os valores sociais e humanitários defendidos pela Ordem dos Advogados na constante luta em defesa dos menos favorecidos e da população em geral. “A participação do Centro Universitário em eventos como esse reforçam o respeito e o reconhecimento adquirido pela instituição junto ao meio jurídico (OAB, Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública) e comunidade”, pontua.

Ainda segundo ele, a presença dos estudantes no OAB na Praça possibilita diferenciadas vivências e contribui diretamente com a formação acadêmica de cada um. “A participação dos alunos por meio do NPJJ permite a esses vivenciar a prática do universo jurídico na realidade bem como proporciona a atenção à população presente com a possibilidade de ter os esclarecimentos e orientações necessários na busca pela solução de seus problemas”, conclui.

Núcleo de Prática Jurídica e Judiciária do Unileste

No Núcleo de Prática Jurídica e Judiciária (NPJJ), estudantes do 7º ao 10º período do curso de Direito se dedicam ao atendimento de pessoas que, normalmente, não poderiam arcar com os custos de contratação de um advogado particular. Os alunos são orientados por professores do curso, aliando o contato com a comunidade ao exercício da profissão nas áreas cível e penal.

A condição financeira para uma pessoa se enquadrar em situação de carência e obter atendimento gratuito no Núcleo é possuir renda familiar, comprovada, de até dois salários mínimos, observando o número de dependentes. O NPJJ está localizado na rua Dr. Moacir Birro, 663, no centro de Coronel Fabriciano e o telefone e e-mail para contato são (31) 3846-5623 e npjj@unileste.edu.br.
 

Serviço:

OAB Na Praça

Aberto à comunidade
Data: 10 de agosto (sábado)
Horário: das 9h às 13h
Local: Praça da Estação – Centro, Coronel Fabriciano


© 2018 UNILESTE - Todos os direitos reservados

Campus Coronel Fabriciano: Av. Tancredo Neves, 3500, B. Universitário, 35170-056 - (31) 3846-5500
Campus Ipatinga: Rua Bárbara Heliodora, 725, Bom Retiro, 35160-215 - (31) 3846-5500